Campeonato Brasileiro 1994
O ano de 1993 foi um alivio para os palmeirenses, que haviam quebrado o jejum de títulos de forma dupla, ao serem campeões estaduais e também nacionais, criando uma grande expectativa para 1994. E foi no ano do tetra da seleção brasileira que o Palmeiras se sagrava vencedor em dose dupla novamente, ao serem bi campeões do Paulista e também Brasileiro, que foi com um gosto ainda melhor, pois o triunfo veio na final contra o nosso rival Corinthians. Para essa temporada, o time manteve o forte elenco, e teve o retorno de Velloso ao gol palmeirense e a contratação do meia Rivaldo, que viria a ser um dos gigantes do futebol brasileiro.
A fórmula de disputa seria muito parecida com a do ano anterior, começando com uma disputa por grupos na primeira fase, em que o time alviverde caiu em um grupo com seis times, buscando a classificação. A estreia foi diante do Parana, em que que o verdão venceu de virada por 4 a 1, com destaques para Zinho e Evair. Edmundo e Rivaldo foram também destaques do campeonato, como na vitória por 2 a 0 contra o Inter, em que Edmundo fez um gol humilhante em pleo Beira-Rio. O Palmeiras venceu o União São João duas vezes, assim como também o Nautico. Contra o Fluminense foi uma vitória e um empate, além de mais uma goleada contra o Parana e vitória contra o Internacional novamente. O meio campista Flavio Conceição também teve ótimos lances, sendo um ótimo cobrador de faltas. A segunda fase do torneio colocou o Palmeiras em outro grupo, agora com oito clubes, em que o time alviverde não teve uma performance tão boa como na fase inicial. Apesar disso, o começo foi bom, com vitórias contra o Sport e contra o Parana. O time ainda venceu o Santos por 2 a 0. De forma negativa, o verdão foi goleado por Fluminense, perdeu para o Flamengo e também para o Guarani.
Apesar de uma segunda fase mais turbulenta, o Palmeiras conseguiu se classificar, chegando a vencer o Vasco por 3 a 0 com um golaço antológico de Edmundo, e uma goleada contra o Corinthians por 4 a 1. Chegava a hora da fase decisiva e o primeiro confronto das quartas de final foi contra o Bahia. Jogando no nordeste, o time alviverde venceu por 2 a 1, e em casa uma nova vitória por 2 a 1, com gol de Evair de cabeça. A semi final foi contra o Guarani, que contava com um bom time, tendo Amoroso em seu elenco. No Pacaembu o Palmeiras venceu por 3 a 1 de virada. O jogo de vota em Campinas foi com muita chuva, brigas e expulsões, mas com vitória palmeirense por 2 a 1, com dois gols marcados pelo Rivaldo. Na grande final, o adversário foi o rival Corinthians, com as duas partidas sendo realizadas no Pacaembu. Na primeira partida, vitória dominante do Palmeiras por 3 a 1, com Rivaldo marcando duas vezes e Edmundo com um gol. O segundo jogo acabou sendo mais disputado, com Marques abrindo o placar após rebote de falta de Marcelinho Carioca. Após aguentar a pressão corintiana, o Palmeiras empatou na segunda etapa, com Rivaldo, garantindo assim o título de campeão brasileiro de 1994, com Edmundo e Rivaldo sendo os dois grandes destaques do campeonato.
Comentários
Postar um comentário