O jogo da lama
Quando falamos aqui sobre o título do campeonato paulista do Palmeiras contra o São Pualo, citei que o jogo decisivo contra nosso rival acabou ficando conhecido como o jogo da lama. Não abordei tanto o assunto, pois o tema merceia um texto para contar tudo o que aconteceu naquele 28 de janeiro de 1951, sim, o torneio estadual só conheceu o seu campeão no ano seguinte do seu início, em 1950. Como sabem bem os habitantes da cidade paulista, o mês de janeiro é conhecido por suas fortes chuvas que castigam o Estado de São Paulo. E foi debaixo de muita chuva que o Pacaembu recebeu o clássico choque-rei, que levou o gramado a ficar todo enlamaçado.
O confronto entre Palmeiras e São Paulo definiria quem seria o campeão estadual de 1950, mas com os palmeirenses com a vantagem do empate. A torcida estava presente, mesmo com a chuva e com a partida não podendo ter um jogo fluido, já que o gramado pesado fazia com que os jogadores ficassem mais lentos, a bola mais pesada e o jogo mais feio. Mas era clássico, valia troféu e ninguém queria perder. O tricolor acabou abrindo o placar ainda no primeiro tempo, em gol marcado por Teixerinha. Com o primeiro gol, o São Paulo conseguiu se segurar por toda a primeira etapa, dando a vantagem ao São Paulo. Já nos vestiários o craque Jair Rosa Pinto viu seus companheiros abatidos, mas então aos berros provocou a todos para voltarem com os brios mais fortes e a vontade de sair do Pacaembu campeões.
Não foi apenas em palavras que Jair Rosa Pinto motivou seu time, mas também em atitude. O jogo estava difícil, a bola corria devagar, prejudicando o Palmeiras, que possuía uma equipe melhor, com um jogo mais bonito. Porém, o gramado cheio de lama não apenas sujava a roupa dos atletas, mas também impedia as melhores jogadas de acontecerem. Ainda assim, Jair tirou um coelho da cartola, quando viu a bola ficar em seus pés. O melhor jogador do Palmeiras fez um lançamento daquele jeito primoroso que só ele sabia fazer, mas a bola acabou ficando presa em uma poça d'água, assim que encontrou o seu destino. Se aproveitando da situação, o atacante Aquiles chutou a bola em direção ao gol, estufando as redes e marcando o gol do empate, que significou o título Paulista para o time palestrino. Ainda tinha muito jogo pela frente, mas o Palmeias soube lidar com a situação de chuva e gramado ruim, e assim se sagrou campeão estadual, fazendo parte das cinco coroas conquistadas pelo Palmeiras naqueles anos. Mas esse é outro assunto. O jogo da lama ficou conhecido pela foto histórica de Jair Rosa Pinto sujo de lama com seus companheiros de time.
Comentários
Postar um comentário