Campeonato Brasileiro 1973

O novo sistema do campeonato nacional estava fazendo sucesso, tendo sua terceira edição com o novo formato, mas que nessa temporada inchou o torneio, pois sem a disputa de uma segunda divisão, o Brasileirão acabou contando com o número de quarenta clubes, algo absurdo para os dias de hoje. Mas em uma época em que a organização brasileira era péssima, o Palmeiras que não tem nada a ver com isso se tornou o primeiro bi campeão nacional, repetindo o triunfo com um elenco que representava a segunda Academia, contando com nomes famosos no time, com Ademir da Guia, Dudu, Cesar Maluco e tantos outros atletas famosos. O sistema de disputa trouxe duas fases classificatórias, até que no final houve um quadrangular que decidiria o campeão brasileiro daquele ano.


O calendário brasileiro estava insano em 1973, com muitos campeonatos sendo disputados, e o torneio nacional teve início no segundo semestre, e logo de cara a primeira fase levou o Palmeiras a disputar um número de vinte oito partidas, entre julho e dezembro. Apesar de tantos jogos, o clube alviverde acabou sendo predominante, sendo o primeiro colocado em seu grupo com muita folga. Foram simplesmente dezoito vitórias e apenas três derrotas. Podemos destacar diversas partidas, como a vitória por 2 a 1 contra o Corinthians no Morumbi e o triunfo contra o Flamengo por 2 a 0. O Brasileirão acabou atravessando o ano, tendo a sua segunda fase sendo disputada já no ano de 1974, e o time comandado por Oswaldo Brandão não baixou a guarda e continuou indo bem na segunda fase do torneio, mantendo o equilíbrio e ficando na primeira colocação de seu grupo. Após três empates sem gols seguidos, contra o Coritiba, Bahia e Internacional, a equipe engrenou. A liderança do grupo veio nas vitórias contra o Ceara, Atlético-MG e Vasco.

O interminável Brasileirão conheceu o seu campeão após um quadrangular final, que contava com Palmeiras, Cruzeiro, São Paulo e Internacional. Todos enfrentariam todos e por fim o clube que mais tivesse pontos seria o campeão. A estreia palmeirense foi contra o Cruzeiro no Mineirão, quando Edu marcou o gol que deu a vitória para os palestrinos. No Morumbi contra o Internacional tivemos uma partida dura, onde vencemos de virada por 2 a 1, com gols marcados por Ronaldo e Luis Pereira. O campeonato seria disputado entre São Paulo e Palmeiras, em que seria o jogo que definiria o campeão, pois os tricolores venceram o Inter, mas acabaram perdendo para o Cruzeiro. O confronto entre os rivais paulistas aconteceu no Morumbi, com um público de 66 mil pessoas. O jogo foi tenso, pois valia título. O Palmeiras conseguiu garantir o empate em 0 a 0, o que foi suficiente para o time alviverde conquistar o hexacampeonato, seno o segundo consecutivo no novo Brasileirão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense