Campeonato Paulista 1950
Dois anos depois de vencer o último torneio estadual, a equipe do Palmeiras volta a vencer o campeonato Paulista, no início de uma nova década, que representava bastante para o futebol brasileiro. Pela primeira vez, a Copa do mundo seria em nossa nação e isso movimentou muita coisa no futebol brasileiro. Seguindo o mesmo formato dos anos anteriores, o torneio reunia os doze melhores times do Estado, e uma sistema de disputa de turno e returno, e aquele que fizesse mais pontos, se tornaria campeão, premiando a equipe mais regular do campeonato.
O campeonato foi muito disputado, um dos mais equilibrados dos últimos anos, com a liderança sendo disputada ponto a ponto, e para termos uma ideia, o Palmeiras conseguiu ser campeão com uma diferença de apenas um ponto do segundo colocado, o São Paulo. O grande destaque da equipe palestrina foi o atacante Rodrigues que terminou o campeonato tendo marcado quatorze vezes, muitas vezes mais do que seus companheiros de equipe. Um dos grandes destaques do time foi o já renomado atacante Jair Rosa Pinto, que fez cinco gols no torneio. Outros jogadores de grande desempenho pelo verdão foram o goleiro Oberdan, Waldemar Fiúme e Canhotinho. O Palmeias teve a oportunidade de mandar seus jogos no Parque Antarctica, algo que não foi possível na última conquista. Em casa, o Palmeiras empatou com a Portuguesa Santista na estreia por 1 a 1. Em seguida já veio a vitória por a 1 a 0 contra o Jabaquara.
A competição seguiu com o time alviverde sendo muito regular , mas tendo resultados difíceis nos clássicos. Contra o Corinthians tivemos um empate e uma derrota. Contra o São Paulo vencemos por 2 a 0 e depois empatamos na partida decisiva por 1 a 1. Enfrentando o Santos tivemos um empate na Vila Belmiro e fomos goleados no Parque Antarctica. Ainda assim, a equipe venceu quando precisava vencer, como uma goleada fora de casa contra o Guarani por 4 a 0, o 6 a 0 contra o Nacional e as duas vitórias contra o time da Juventus. A partida final contra o São Paulo seria o momento que decidiria o vencedor, com o Palmeiras tendo vantagem do empate. A disputa ficou conhecida como o "Jogo da lama", porque choveu muito e a partida virou um lamaçal. Iremos contar mais sobre esse jogo em nossa coluna sobre história, mas para resumir, o Palmeiras empatou por 1 a 1, garantindo assim o título do campeonato Paulista, além do troféu dar o direito da equipe alviverde vir a jogar a Copa Rio que seria disputada no ano seguinte, em 1951
Comentários
Postar um comentário