Campeonato Paulista 1947

O time do Palmeiras seguia com sua dominância nos campos de São Paulo, ao conseguir mais um título estadual, dessa vez o de 1947, exatos três anos depois da última conquista. É importante lembrar que devido a locomoção por todo o Brasil e também por conta das rivalidades locais, o campeonato Paulista era visto como algo muito importante, trazendo assim um status importante para os clubes vencedores. Uma curiosidade é que a conquista de 1947 acabou ficando marcada como o primeiro título do lendário treinador Oswaldo Brandão, um dos treinadores lendários de nossa história.


O elenco palmeirense tinha ótimos nomes, com alguns deles ficando na história do clube, como por exemplo o goleiro Oberdan e jogadores de linha como Waldemar Fiúme, Lima e Canhotinho. Seguindo com as regras de torneios anteriores, a edição desse campeonato Paulista seguia com uma disputa de turno e returno, em que o time que fizesse mais pontos iria sair vencedor. A disputa dessa temporada acabou sendo contra o Corinthians, em que as duas equipes lutaram pelo primeiro lugar e troféu do paulistão. Crescia assim a rivalidade entre os clubes, que acabou ficando conhecido como derby paulista. A campanha palmeirense teve vinte partidas, em que o Palmeiras acabou ficando dezessete vitórias, dois empates e apena uma derrota, mostrando a força que o elenco tinha. A diferença foi mínima, com o Palmeiras terminando a competição com 36 pontos, enquanto o Corinthians finalizou com 32, tendo perdido uma partida a mais, além de ter empatado duas vezes mais que o verdão.

O intuito do campeonato por pontos corridos era premiar o clube que tivesse a melhor performance e equilíbrio ao longo de todas as partidas, e isso era algo que o time alviverde possuía muito bem, contando com a genialidade de Oswaldo Brandão, que começava a ser um dos grandes treinadores do Brasil. Lula foi o artilheiro do Palmeiras na competição, marcando dezessete gols, seguido por Canhotinho que fez onze. Podemos destacar vários jogos nessa campanha, como o triunfo por 1 a 0 contra o Santos no Pacaembu e a grande vitória por 4 a 3 contra o São Paulo. O estádio do Pacaembu acabou sendo o grande palco dos jogos do campeonato Paulista. O verdão teve grandes vitórias contra a Portuguesa Santista, Juventus e Comercial por mais de três gols de diferença. No confronto direto contra o Corinthians, tivemos nossa única derrota por 2 a 0, mas também vencemos por 3 a 1. O jogo que garantiu o título acabou sendo contra o Santos na Vila Belmiro. O Palmeiras ganhou a partida por 2 a 1. Começando com tudo, o time alviverde já marcou dois gols no primeiro tempo, com Turcão e Arturzinho. Odair diminuiu na segunda etapa, mas o troféu já era palestrino, com uma rodada de antecedência. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 maiores públicos do Allianz Parque

Crônica- Palmeiras 2x2 Inter Miami(Copa do mundo de clubes)

Palmeiras campeão do ICGT Tournment Sub-20