Os anos de Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras
O carioca Vanderlei Luxemburgo foi um dos maiores treinadores da história do Palmeiras, sendo para mim que acompanhei os anos noventa, um nome marcante na história do clube, sendo superado apenas por Abel Ferreira. Luxemburgo é um técnico fora de série, que montou grandes times ao longo de sua carreira, sendo elogiado por muitos jogadores por conta de seu conhecimento tático. O profexô, como conhecemos por apelido, esteve presente em diversas fases da vida do clube, ganhando assim muitos campeonatos em suas passagens. Tudo começou no inicio da Era Parmalat, quando o clube alviverde começava uma gestão com pesado investimento, trazendo assim Vanderlei para assumir o time.
A primeira passagem de Luxemburgo pelo clube aconteceu em 1993, substituindo o treinador Otacílio Gonçalves. O peso de assumir o verdão era enorme, já que o time vivia um longo jejum de títulos. Para ajudá-lo, nesse seu primeiro trabalho o Palmeiras tinha nomes talentosos como por exemplo Evair, Edmundo e Zinho. Mesmo com um vestiário explosivo, Vanderlei domou as feras, mesmo entrando em conflito com atletas, como por exemplo Edmundo, chegando a afastar o atacante do elenco por conta de mal comportamento. Entre 1993 e 1994 Luxa teve momentos épicos, pois tirou o time da fila ao vencer o campeonato Paulista de 1993. Os troféus começaram a chegar, com o bi campeonato nacional 93/94, mais um Paulista em 94 e o Rio-São Paulo de 94. Luxemburgo se transformou em um técnico midiático e vem visto por todos, mas também uma pessoa cheio de ego, que fez com que ele deixasse o Palmeiras e viesse a dirigir times como o Flamengo de Romario e Edmundo e mais tarde o Corinthians. Nos anos noventa Vanderlei retornou ao verdão em 1996, dirigindo uma máquina, que ganhou o Paulistão marcando mais de 100 gols, contando com Muller, Luizão, Djalminha e Rivaldo.
O retorno de Vanderlei Luxemburgo ao clube alviverde aconteceu apenas em 2002, quando o clube estava com uma gestão de "Bom e barato", mas veio com um plano de gerir todo departamento de futebol, vindo também a influenciar em negociação de jogadores. Isso não caiu muito bem no clube, e após o Paulista daquele ano, deixou o time para montar o super Cruzeiro, enquanto o Palmeiras caia para a segunda divisão. Luxa é um dos culpados pela queda do time para a Série B. Ainda assim, outra chance de voltar ao Palmeiras aconteceu em 2008, em que contando com jogadores como Diego Souza, Kléber e Valdivia, conquistou o Paulista de 2008, um dos únicos títulos do clube naquela década. Luxemburgo saiu em 2009, em mais uma saída polêmica e conturbada, com conflitos com a diretoria. Por fim, a última dança de Luxemburgo no Palmeiras foi em 2020, surpreendendo a muitos, pois Luxa já era considerado ultrapassado, mas muitos acreditavam no seu histórico vencedor. Apostando em jovens da base, Vanderlei conseguiu levar o Palmeiras a ser campeão Paulista contra o Corinthians naquele ano, mas deixou o clube por não conseguir fazer a equipe jogar um futebol satisfatório. Em cinco passagens pelo clube, Luxemburgo ganhou nove títulos.
Comentários
Postar um comentário