Campeonato Paulista 1942
O ano de 1942 não foi uma temporada fácil, já que o mundo vivia a Segunda guerra mundial, tendo um conflito maior na Europa, mas que contou com certa participação do Brasil, seja com alguns soldados em missão na Itália, como também em relação ao governo nacional, que vivia uma forte cobrança para se posicionarem. Quando o Brasil resolveu apoiar Estados Unidos, declarando guerra contra os países do Eixo, algumas mudanças tiveram que ser feitas em nossa nação. A primeira dela foi fazer uma dissociação com os inimigos, e assim o Palestra Itália foi atingido, sendo obrigado a mudar de nome. Nascia assim o Palmeiras, e já nascia campeão Paulista de 1942.
O interessante é que a equipe alviverde começou o campeonato com o nome de Palestra Itália, e apenas ao fim do torneio, faltando duas partidas para o fim, acabou tendo o nome de Palmeiras, nascendo assim ganhando título. A pressão nas partidas contra o Palestra Itália era forte, e éramos enxergados como inimigos do mundo, mas ainda assim, dentro de canpo, a equipe fazia boa apresentação e garantia os bons resultados no campeonato estadual. Contando com dez equipes participantes, o modelo de disputa era simples, com jogos de turno e returno, e o time que acumulasse mais pontos no final se sagrava campeão do Paulistão. No meio do campeonato, nova mudança de nome, com o time vindo a se chamar apenas Palestra, e com os triunfos acontecendo. Os atacantes Lima e Cabeção fizeram muitos gols, com Lima chegando a balançar as redes por quinze vezes, sendo assim o artilheiro alviverde no campeonato. No gol tínhamos o lendário Oberdan e Og Moreira no meio de campo.
A campanha palestrina terminou com um total de 36 pontos para o Palmeiras, que deixava o Corinthians na segunda colocação, com três pontos de diferença. O São Paulo foi o time que mais perseguiu o Palmeiras ao longo da temporada, ameaçando até a tomada do estádio Parque Antarctica. O tricolor ficou em terceiro e foi o jogo derradeiro que garantiu o título do estadual. Ao longo do campeonato tivemos partidas de destaque, como por exemplo a vitória por 3 a 2 contra o Santos em casa e em seguida aplicamos uma goleada nos santistas por 5 a 2 jogando na Vila Belmiro. Os Derbys contra os corintianos foram mais difíceis, com um empate e uma derrota para nós. Por fim, o Palmeiras precisava ade uma vitória contra o São Paulo para garantir o troféu. O jogo ocorreu no Pacaembu e o Palmeiras venceu por 3 a . Claudio abriu o placar, mas Waldemar empatou para o São Paulo. No fim do primeiro tempo Del Nero colocou o verdão na frente, e na segunda etapa o Palmeiras garantiu o triunfo com gol marcado por Echevarrieta, outro craque da equipe. Com o resultado, o Palmeiras garantiu o seu nono troféu do campeonato Paulista
Comentários
Postar um comentário