O dia em que o Palestra Itália virou Palmeiras

O Palmeiras é um time diferente de todos os outros do Brasil, pois a sua essência não é totalmente brasileira. Sendo fundado no ano de 1914, muitos esportes eram disputados no nosso país, enquanto que a colônia italiana ao mesmo tempo também avançava bastante. A parceria Itália e Brasil vem de muito tempo antes, quando os trabalhadores viam da Europa para vir trabalhar nas plantações de café no Estado de São Paulo. Surgia assim o Palestra Itália, um clube que viria representar os italianos no Brasil. Não que o clube seria apenas formado de jogadores italianos, longe disso. Mas eles queriam ter um clube para chamar de seu e poder contribuir para o esporte no Brasil. Mas chegou um dia em que o Palestra Itália se viu obrigado a mudar o seu nome original.


A mudança do nome original tem muito a ver com o que estava acontecendo ao redor do mundo. Eu falo a respeito da Segunda Guerra mundial, que estava balançando o planeta e dividindo as nações. É claro que esse grande conflito iria chegar no Brasil, que também teve o seu envolvimento na guerra. Havia dois grupos que brigavam, um era o Eixo e o outro eram os aliados. O Brasil estava do lado da Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos, e eles tinham um conflito contra Itália, Japão e Alemanha. Olha só o problema que o Palestra Itália estava, envolvido no meio do furacão, pois era um clube de italianos, com o nome de Itália, no país que era inimigo. A pressão começou a se tornar enorme contra tudo e todos que possuíam qualquer agremiação com os países inimigos, e isso também chegou ao futebol, principalmente no Palestra Itália, que já era um time vencedor. A situação foi tão intensa que o estádio Parque Antarctica correu o risco de ser tomado, pois o Brasil também não queria que nenhum empreendimento ficasse em posse dos italianos em nossa nação.

Quem acabou tomando a decisão final foi o presidente da época, Getúlio Vargas, que disse que qualquer referência aos países do Eixo seriam proibidas no Brasil. Para evitar perseguições, diversas empresas, empreendimentos e qualquer outra coisa ligada a Alemanha, Itália e Japão precisavam vir a mudar de nome, para serem aceitos e permitidos no Brasil. O Palestra Itália fez a sua primeira mudança, passando a se chamar Palestra de São Paulo, mas ainda assim o governo seguiu descontente com o nome, ainda achando que o título Palestra ainda remetia sua ligação com a Itália. Sendo assim, em 1942 o Palestra Itália mudou de nome, passando a ser chamado de Palmeiras, em homenagem a extinta Associação Atlética das Palmeiras. A pressão do Estado também trouxe uma mudança na identidade visual do clube, que deixava o vermelho de lado, passando a ser apenas verde e branco. Seis dias após a mudança de nome, o Palmeiras ganhava o seu primeiro título com o novo nome, ao ganhar o Paulistão de 1942 em cima do São Paulo, o que nos trouxe um gosto especial, pois o adversário foi um daqueles que perseguiram e quiseram se aproveitar dos conflitos contra o Palmeiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense