Campeonato Paulista 1940

Seguimos com a nossa saga de apresentar os títulos estaduais conquistados pelo Palmeiras, que na década de quarenta ainda possuía o nome de Palestra Itália. Após não vencer em 1939, o Palestra buscou reforçar o seu elenco, e assim contratou o ponta esquerda Pipi e os meia campistas Oliveira e Del Nero. No gol, cada vez mais o goleiro Oberdan Cattani ia se transformando em uma lenda dentro do clube, participando assim de mais um elenco que levantou uma taça. No estadual de 40, a Portuguesa tinha um bom time, mas acabou não tendo forças o suficiente para rivalizar com os palestrinos. Um outro ponto importante para o título, é que o Palestra Itália venceu os clássicos contra os rivais.


O sistema de disputa desse torneio teve um simples modelo, em que todos os times se enfrentavam, em ida e volta, contabilizando assim vinte partidas para cada clube. Dessa forma, a equipe que fizesse mais pontos seria a campeã. O Palestra Itália foi o time mais equilibrado, conseguindo terminar a competição marcando 33 pontos, apenas três a mais que o segundo colocado, a Portuguesa, que finalizando o paulistão com 30 pontos. O Palestra Itália também teve o vice artilheiro do campeonato, Echevarrieta, com 18 gols marcados. A estreia palestrina foi contra o Comercial, em um empate por 2 a 2. Mas após o resultado ruim jogando em casa, o Palestra Itália engatou uma sequência de vitória, derrotando o Ypiranga por 3 a 1, a Portuguesa por 3 a 0 e Juventus por 4 a 0. No primeiro clássico contra o Santos, vitória por 1 a 0. Nos outros jogos contra os rivais tivemos triunfo contra o São Paulo por 3 a 1 e contra o São Paulo perdemos para o Corinthians por 2 a 0.

No segundo turno o Palestra Itália se mostrou ainda mais forte, aplicando diversas goleadas, com 5 a 0 contra o Comercial, 4 a 0 na Juventus, 5 a 1 no Ypiranga. A grande disputa acabou sendo com a Portuguesa, já que ambas equipes disputavam rodada a rodada pela ponta da tabela. Sendo assim, a Portuguesa acabou vencendo o duelo por 3 a 0, um balde de água fria para os palestrinos. Depois dessa partida, o Palestra Itália não perdeu mais nenhum jogo, vindo apenas a empatar duas vezes, ganhando o restante dos desafios. Novamente, uma vitória contra o Santos, agora por 3 a 0, em plena Vila Belmiro. Contra o Corinthians, um empate por 1 a 1. O jogo do título foi no clássico contra o São Paulo, no estádio do Pacaembu. Foi ima partida para confirmar a ótima temporada palestrina, em uma goleada por 4 a 1. Os gols do alviverde foram marcados por Luizinho, Pipi e Echevarrieta, que marcou duas vezes. Sendo o time com o maior número de pontos marcados, o Palestra Itália conquistou mais uma vez o campeonato Paulista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense

As 5 músicas mais legais da Mancha verde