Qual a expectativa do Palmeiras no Paulistão 2024?

O campeonato paulista começou na última semana, fazendo com que os torcedores viessem a matar a saudade de ver o time em campo. Até o momento já foram três partidas, com duas vitórias e um empate, sendo que um dos triunfos foi contra o Santos em um clássico. Com isso, o que podemos esperar do time para esse inicio de ano. É comum que o time venha a apresentar um futebol mais lento e com alguns erros de posicionamento, já que os atletas ainda estão fora de forma. Com isso, já vimos já na primeira partida muitas criticas por parte da torcida, criticando até mesmo jogadores antigos que já fizeram muito pelo clube. Mas o que precisamos de fato entender, é quais são as verdadeiras expectativas do time e qual o objetivo de disputar o campeonato Paulista.


Primeiro precisamos entender que o campeonato Paulista não é o mais importante do ano. Na verdade entendo que o torneio estadual serve para preparação para o restante do ano. O brasileiro, como o próprio Abel gosta de dizer, gosta mesmo é de ganhar, independente do campeonato. Com isso, não importa se é estadual ou amistoso, a torcida vai sempre pressionar para ser campeão, esquecendo que existe processos. O Palmeiras é o atual bi campeão paulista, mas não ganhar o campeonato esse ano não será um desastre, se os outros pontos importantes forem conquistados e desenvolvidos. Claro, queremos ganhar, vencer o clássicos e ser tri campeão paulista. Mas novamente, precisamos ter paciência nesse inicio de ano, pois Abel Ferreira vai querer ajustar algumas coisas, encontrar a melhor equipe e anular os erros. Falando em erros, foi notório que Weverton e Gustavo Gomez não voltaram bem, cometendo erros nas duas primeiras partidas. Por outro lado, o meio campo parece ajustado, com Aníbal Moreno surpreendendo e Raphael Veiga marcando gols em todos os jogos até aqui. O ataque precisa de peças, pois ainda não encontramos a formação ideal na parte ofensiva. É exatamente para isso que serve o torneio estadual, encontrar os melhores ajustes.

Enquanto isso, no Rio de janeiro, os principais clubes cariocas simplesmente colocaram suas equipes de base para as partidas, enquanto o time profissional faz excursão fora do país. O Flamengo esta nos Estados Unidos e o Vasco foi jogar na América do sul, mostrando que não valorizam o campeonato. Acho a estratégia ruim, pois os times são testados em jogos de porte menor. Os clubes paulistas possuem a oportunidade de conseguirem jogar em alto nível em São Paulo se preparando assim para os principais torneios nacionais do ano. Para o Palmeiras o torneio estadual é uma ótima vitrine para preparação da equipe, onde Abel Ferreira poderá ver qual a melhor tática e formação para a equipe. Os jogadores da base precisam de minutos, e o paulistão é a melhor plataforma para isso. Tanto para que os jogadores possam vir a ser vitrine para vendas ou então para conseguirem espaço no elenco do time principal. Sendo assim, poderemos ver Jhon Jhon, Estevão e Luis Guilherme com mais oportunidades. Durante o campeonato também precisamos perceber os buracos dentro da equipe, mesmo que isso venha com falhas e derrotas, mas é melhor perder agora e ajustar do que ser eliminado de uma Libertadores da América. Por fim, não faça do campeonato Paulista o seu principal objetivo, mas o enxergue como uma plataforma de preparação. Agora, se vier títulos, melhor ainda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense