Campeonato Paulista 1934

A equipe do Palestra Itália chegava em 1934 sendo o atual bi campeão do torneio estadual, que era o campeonato mais charmoso da época. Na edição desse ano o sistema de disputa foi reunindo oito equipes, que disputaram jogos de turno e returno, onde a equipe que fizesse mais pontos seria a campeã. Ainda assim, o time palestrino tinha um ataque que poderia fazer muitos gols em apenas poucas partidas. Sendo assim, o artilheiro do paulistão acabou sendo o atacante do Palestra Itália, Romeu Pellicciari, que marcou treze gols. Os grandes clássicos aconteceram, já que Santos, São Paulo e Corinthians participaram dessa edição. Além deles, os outros clubes participantes foram o Ypiranga, Paulista, Sírio e Portuguesa.


O Palestra Itália procurou manter a base da equipe vencedora das últimas duas temporadas, reforçando a equipe com os irmãos Aymoré e Zezé Moreira. O time alviverde fez bom uso dos jogos dentro do Parque Antarctica, já estreando goleando o Ypiranga por 7 a 0, e em seguida uma nova goleada em seus próprios gramados, em um triunfo por 6 a 0 contra o Sírio. Após duas vitórias que pareceram fáceis contra equipes mais fracas, o Palestra foi até a Vila Belmiro e calou a boca dos críticos, pois venceu o Santos por 3 a 0 e passou mais uma partida sem levar gol. Em seguida mais um clássico, dessa vez contra o Corinthians no Parque São Jorge, e uma nova vitória, dessa vez por 2 a 1. Dessa forma o Palestra Itália disparava na tabela na primeira posição do campeonato. Durante toda a campanha, o time alviverde foi muito superior aos adversários, terminando o campeonato com apenas uma derrota, no último jogo, para o São Paulo por 1 a 0, quando o time já havia conquistado o título antecipado.

Para termos uma ideia do quando o Palestra foi superior, acabou terminando o campeonato com 25 pontos, e mesmo com o São Paulo tendo 23 pontos conquistados, o futebol apresentado pelos palestrinos era muito superior, devido a terem mantido a espinha dorsal da equipe. Aqueles jogadores sabiam o caminho para vencer, e com um equilíbrio e solidez, faturaram o terceiro campeonato estadual seguido, sendo no caso o sexto troféu paulista conquistado pelo Palestra Itália. Com origem italiana, o time alviverde era uma das grandes forças do Brasil, e o clube mais vencedor do Estado de São Paulo naqueles últimos anos. Em toda a edição, a equipe terminou a campanha com doze vitórias, um empate e uma derrota apenas. O título em 1934 veio na partida contra o Clube Atlético Paulista, onde o Palestra Itália venceu o jogo fora de casa pelo placar de 3 a 1. No elenco do Palestra Itália haviam nomes de destaque como Álvaro, Gabardo e os homens de frente, composto por Romeu, Lara e Vicente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense