Copa Rio 1951, o Mundial do Palmeiras

Em um dos nossos textos por aqui já contamos a história do torneio Mundial vencido pelo Palmeiras. Naquele momento ainda não existia esse nome, e tão pouco a FIFA organizava esse tipo de campeonato. Por mais que exista reclamações, se olharmos bem, a FIFA só veio a organizar um torneio mundial de clubes neste século, já que no século passado o Mundial também não possuía esse nome, mas era chamado de torneio Intercontinental e era realizado pela empresa Toyota. Vamos então falar de como foi a jornada do Palmeiras na Copa Rio de 1951, que foi tratado como um campeonato mundial, onde cada clube trouxe os seus melhores jogadores para o evento. A Copa Rio é muito importante, pois foi a primeira tentativa de um torneio com os principais time do mundo.


O Brasil vivia um momento de tristeza no esporte, já que um ano antes, em 1950, a seleção brasileira havia perdido a final da Copa do mundo para o Uruguai. Era a chance de vencermos um campeonato mundial em nosso país, e por isso o Brasil abraçou o Palmeiras. O regulamento colocava as equipes em dois grupos, onde se classificam os dois melhores de cada grupo para disputarem a semi final. Perceba que o modelo é o mesmo que foi feito no Mundial de clubes de 2000 disputado no Brasil novamente. No grupo A os clubes envolvidos eram o Vasco, o Áustria Viena, Nacional do Uruguai e Sporting de Portugal. No clube B, do qual o Palmeiras fez parte, havia ainda os clubes Juventus da Itália, Nice da França e Estrela Vermelha da União Soviética. A equipe palmeirense possuía bons nomes em seu elenco como Fiúme, Liminha, Aquiles e seu principal jogador, o atacante Jair Rosa Pinto. Em sua estreia o Palmeiras venceu o Nice por 3 a 0, em um domínio total brasileiro, que encantou o Pacaembu, a sede do grupo B. Os gols foram de Aquiles, Ponce de Leon e Richard. O segundo jogo foi mais disputado, mas o alviverde venceu o Estrela Vermelha por 2 a 1.

O ultimo jogo do grupo foi contra a poderosa Juventus, que não deu chances ao Palmeiras. O clube italiano era o favorito do torneio e aplicou uma goleada por 4 a 0 no time brasileiro, que acabou ficando na segunda posição, garantindo a classificação para a parte final do campeonato A semi final foi uma disputa brasileira, contra o Vasco. O jogo foi muito bom e bastante disputado, em pleno Maracanã. A disputa foi em duas partidas, onde na primeira o Palmeiras venceu por 2 a 1, com gols de Richard e Liminha, que desempatou o jogo no final. A segunda partida terminou empatada em 0 a 0, dando a oportunidade de revanche para o Palmeiras, que iria enfrentar a Juventus novamente. Era a chance da vingança pela partida da primeira fase, além de trazer um torneio mundial para o Brasil no futebol pela primeira vez. Novamente em dois jogos, a final aconteceu no Maracanã, e o Palmeiras foi muito melhor que os italianos, mostrando que havia aprendido com a primeira partida na primeira fase. O primeiro jogo acabou com a vitória palmeirense por 1 a 0, com gol de Rodrigues. No segundo confronto, com o Maracanã recebendo mais de cem mil pessoas, o confronto foi muito equilibrado. O Palmeiras conseguiu o título ao garantir o empate por 2 a 2, com gols de Liminha e de Rodrigues, que acabou sendo o grande nome da fase final. O Palmeiras vencia a Copa Rio, que anos mais tarde seria confirmada como o primeiro Mundial de clubes de futebol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O efeito Endrick na reta final do Brasileirão

Palmeiras X Boca Juniors- Semi final Libertadores da América 2023

5 influencers da Mídia palestrina