Precisamos falar sobre as expulsões de Abel Ferreira

É inegável o quanto o técnico Abel Ferreira é talentoso e de fato vive o Palmeiras. O treinador e entrega pelo clube, chama a responsabilidade para si, investe nos atletas e as vezes entra em assuntos que deveriam ser resolvidos pela diretoria do clube. Por outro lado, vemos um destempero do português em várias partidas, onde vemos cenas explosivas dele contra juízes e ações que extrapolam o jogo. Nesta semana tivemos mais dois casos ruins para ele. Primeiro quis arrancar um celular de um jornalista no Mineirão, e pela Copa do Brasil no jogo contra o Fortaleza vimos ele sendo expulso mais uma vez, sendo a oitava vez desde que chegou ao Palmeiras, e a terceira vez apenas nessa temporada.


Um dos lemas de Abel Ferreira, que acabou sendo o título do seu livro, é "Cabeça fria e coração quente". O problema é que na pratica isso não acontece, pois seguidas vezes vemos Abel sendo grosseiro contra a arbitragem. Sabemos que existem erros e muitos deles revoltantes, mas se repararmos bem, o português esta reclamando em todo tempo, pelo lance mais simples. Quando as câmeras estão apontadas para ele, vemos o treinador nervoso e balbuciando grosserias. Existe toda semana diversas partidas pelo Brasil e o único técnico que toda semana é suspenso é Abel Ferreira. O comportamento dele precisa mudar, já que ele é o exemplo do time, o comandante do navio. Como ele pode cobrar calma de seus atletas se ele mesmo na beira do gramado não consegue se controlar? O próprio português já deu entrevistas dizendo que sabe que precisa mudar o seu comportamento, mas me estranha é que nas últimas coletivas ele tratou suas suspensões com ironia, dizendo que vai ficar comandando a equipe do sofá de casa para descansar do calendário pesado no  futebol brasileiro.

Como já escrito aqui, é a sua oitava expulsão do Abel Ferreira no futebol brasileiro. No ano de sua estreia isso aconteceu uma vez, seguido de dois cartões vermelhos em 2021, mais dois em 2022 e agora três na atual temporada. Sem falarmos sobre seus seguidos cartões amarelos que também o levam a ser suspenso. Ou seja, a cada mês o Palmeiras fica pelo menos uma partida sem o seu treinador. Internamente isso precisa ser tratado urgentemente, alguém precisa conversas com o português e lhe mostrar que ele esta tendo um péssimo comportamento. Não estamos falando do Abel treinador, que é um monstro, estratégico e muito inteligente. Estamos tratando do comportamento dele, que convenhamos, é muito ruim. Já o vimos chutando microfone, chutando garrafa de água, peitando juízes com grosseria e muito mais. No começo parece legal, mas não é. Isso também pode gerar um desgaste no técnico, o levando a repensar a sua permanência no país, achando que esta sendo perseguido pela arbitragem. Se fosse uma vez ou outra até poderíamos pensar, mas quando se chega a oito cartões vermelhos em três anos, podemos apenas confirmar que o problema esta relacionado com o próprio Abel Ferreira. Que o Palmeiras possa conversar e tratar sobre esse tema urgentemente, para o bem do clube alviverde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense