O Palmeiras dos 100 gols de 1996
No ano de 1996 o Palmeiras montou um time mágico, que ficou na memória dos torcedores e na mente dos amantes do futebol. Os jogadores mais habilidosos do Brasil foram reunidos em uma única equipe, e o resultado foi uma campanha sensacional no Paulistão de 1996, onde o time não apenas vencia as partidas, o time goleava os adversários, não dando chances para a outra equipe respirar. Infelizmente o elenco jogou junto por apenas cinco meses e assim levantou apenas um troféu. Ainda assim na memória de todos ficou a imagem de uma equipe técnica, com grandes jogadores e tendo em Vanderley Luxemburgo o comandante dessa tropa que encantou o Brasil.
Para termos a ideia, o elenco estelar do Palmeiras dessa temporada viria a se a base da seleção brasileira das próximas Copa do mundo. Tudo começou no final de 1995, quando Luxemburgo começou a montar a equipe para a próxima temporada e trouxe do Guarani dois jogadores essenciais e diferenciados. Falo do atacante Luizão e do habilidoso meio campista Djalminha. Naqueles anos a Parmalat seguia sendo a principal fonte de patrocínio do Palmeiras e trazia para o clube outros nomes como Amaral, Cafu, Junior e Flávio Conceição. Quero deixar separado três nomes importante dentro da equipe, começando pelo goleiro Velloso, dono da camisa um alviverde por muitos anos. Rivaldo era um meio campista agudo, que chegava forte no ataque. E por fim Muller, que ainda tinha muita habilidade e jogou muita bola nesse time. O Palmeiras jogava como música e já na pré temporada era possível perceber que a equipe era diferente, goleando inclusive o Borussia Dortmund por 6 a 1 antes da estreia oficial pelo campeonato paulista. Foi quando o torneio estadual começou que a certeza veio, de fato o time do Palmeiras era uma máquina.
O clube alviverde simplesmente arrebentava os adversários, goleando cada um que passava pela frente. Com o desenrolar do torneio o time chamou a atenção e as pessoas já ficavam na expectativa de quantos gols o time marcaria em cada jogo. O Palmeiras terminou aquele campeonato marcando incríveis 102 gols, algo que nuca havia acontecido e nunca veio a ser feito novamente por nenhum outro clube. O time alviverde teve jogos conde venceu a Juventus por 4 a 1, o Botafogo-SP por um enorme 8 a 0, 6 a 0 no América-SP e 4 a 1 no Rio Branco. Não era só contra times menores que a equipe dava show, mas também em clássicos, como por exemplo na vitória por 2 a 0 contra o São Paulo, 3 a 1 contra o Corinthians e principalmente o 6 a 0 contra o Santos em plena Vila Belmiro. O goleiro Marcos também estreou pelo time nesse ano, pegando inclusive um pênalti. Luxemburgo treinava tanto os reservas como os titulares na mesma intensidade e nenhum jogador queria ficar de fora das partidas. Djalminha conta que o time queria fazer gol atrás de gol, pois a ordem era apenas uma, ataque e faça mais gols. A equipe teve um gosto amargo de ter perdido a final da Copa do Brasil para o Cruzeiro, mas pelo Paulistão não deu chances para ninguém, vencendo o torneio de forma adiantada, tendo Luizão artilheiro com 22 gols e com o clube tendo perdido apenas uma partida. Infelizmente os jogadores foram vendidos e o time foi desmanchado. Ainda assim, quando se fala dos melhores times do futebol brasileiro, o Palmeiras de 1996 esta entre eles.
Comentários
Postar um comentário