Palmeiras 2x1 Santos(Final campeonato Paulista 1959)

Essa partida foi muito especial, pois trazia um jogo final de campeonato, quando naqueles anos o torneio paulista era muito charmoso e seu sistema de disputa era em pontos corridos. Acontece que em 1959 Palmeiras e Santos terminaram o campeonato com o mesmo número de pontos, sendo necessário assim um jogo único para decidir o vencedor do estadual daquela temporada. As duas equipes rivais proporcionavam grandes jogos naqueles anos, sendo que um ano antes haviam tido uma partida alucinante com mais de treze gols. O principal campeonato no Brasil era o paulistão, por isso era muito importante a vitória e título.


Outro ponto interessante é que a partida trazia o combate entre Pelé e Julinho, os principais craques das equipes. O camisa dez do Santos tinha dezoito anos e havia acabado de ser campeão mundial com a seleção brasileira. O Pacaembu estava lotado e as torcidas estavam em festa. O time alviverde teve boas chances com chutes de fora da área, mas a bola veio fraca, facilitando a defesa do goleiro Laércio. O ataque do Santos era formado por Jair Rosa Pinto, Pelé e Pepe, sendo que o primeiro nome já havia sido um dos grandes nomes do time do Palmeiras no passado. O primeiro gol foi santista, quando Pelé recebendo um lançamento matou a bola no peito e chutou de pé direito, sem chances para o goleiro Valdir.  O gol de empate veio logo em seguida, quando a defesa do Santos rebateu uma bola dentro da área, e então Julinho mesmo caído chutou a bola para o fundo das redes.

No segundo tempo o Palmeiras pressionou muito o Santos, que acabou tendo dificuldades de criar grandes chances de gol. Pelé estava bem marcado e não teve novas oportunidades de balançar as redes. A pressão palmeirense continuava forte, com boas tabelas no meio campo entre Chinesinho e Julinho. Nardo saiu de frente ao goleiro e acertou a trave do Santos. Em outro lance Chinesinho chutou forte pela lateral do campo e também acertou a trave. Era questão de tempo para o gol sair e ele veio em uma cobrança de falta. Romeiro chutou forte, acerto a bola no ângulo, para explosão da torcida. Com a virada o Palmeiras se tornou campeão paulista, impedindo o Santos de vencer mais um título seguido, já que haviam vencido em 1958. Vencer aquele Santos de Pelé não era uma tarefa fácil, e os jogadores do Palmeiras mostraram isso no apito final, comemorando muito e sendo carregados pela torcida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense