Palmeiras 4x2 Flamengo(Quartas de final Copa do Brasil 1999)
O ano de 1999 foi a temporada da primeira conquista do Palmeiras pela Libertadores da América, mas também uma no cheio de emoções para sua torcida. A partida que vamos recordar neste texto é uma das vitórias mais emocionantes da história do clube. Palmeiras e Flamengo disputavam as quartas de final daquele campeonato, e no primeiro jogo no Maracanã a equipe carioca havia vencido por 2x1, e tinha vantagem contra os paulistas, Para piorar, o Palmeiras vinha de uma derrota na Argentina para o River Plate, no primeiro jogo da semi da Libertadores. Com muita coisa em jogo, o Palmeiras conseguiu um feito heroico naquela noite no Parque Antárctica.
Se a vida do Palmeiras já estava difícil, logo no primeiro minuto do jogo o Flamengo atacou e abriu o placar com Rodrigo Mendes, após uma falha do zagueiro Roque Junior. O estádio estava lotado, e esse gol carioca veio como um banho de água fria. Era possível virar essa partida? Com a obrigação de vencer, o Palmeiras partiu para cima e assumiu as principais ações da partida, chegando a acertar uma bola na trave. Romário, o principal nome do Flamengo, estava vindo de contusão, e acabou não sendo muito efetivo no jogo. A equipe paulista teve chance com o ataque Oséas de cabeça, e depois César Sampaio acertou uma cabeçada no travessão. A torcida empurrava a equipe com muita energia. Zinho teve uma chance perigosa em cobrança de falta, enquanto o lateral Junior era o que tinha as melhores chances ofensivas pelo lado do campo. O Flamengo esperava um contra ataque, apenas s defendendo. O empate só saiu no inicio do segundo tempo, com Oséas de cabeça.
Quando Romário foi substituído todo palmeirense achou que dava para dominar ainda mais. Mas nesse momento Rodrigo Mendes acertou uma paulada de falta e marcou o segundo gol. A equipe palmeirense precisaria agora marcar mais três gols se quisesse alcançar a classificação. Felipão decidiu apostar tudo, colocando no jogo os atacantes Evair e Euller, o filho do vento. Pressionando, o lateral Junior chutou de fora da área e tratou de empatar o jogo rapidamente. O Palmeiras seguiu atacando em todo tempo, e então chegou o momento do milagre. Aos 41 minutos em um bate e rebate dentro da área, o atacante Euller marcou de cabeça. E então em outro lance parecido, aos 44 minutos, um outro bate e rebate pelo alto, e novamente ele, o filho do vento, Euller, marcou de cabeça e escutou a explosão da torcida com o gol da classificação. Foi uma comemoração intensa da torcida, jogadores e do Felipão. O Flamengo ainda teve uma última chance, acertando a trave do goleiro Marcos. Com o apito final do juiz o Palmeiras conquistava a classificação heroica. Na entrevista final, Felipão disse que seus jogadores tiveram brio, e Alex disse que todos foram heróis. Uma partida para ficar na memória para sempre!
Comentários
Postar um comentário