Campeonato Paulista 1963
O torneio estadual chegava na sua vigésima terceira edição, se tornando o campeonato mais importante e disputado do país, ao ponto de muitos clubes paulistas preferirem jogar o campeonato Paulista do que jogar torneios nacionais ou internacionais. O Palmeiras inclusive foi um dos clubes que biscava ser vencedor dentro do Estado do que ter sucesso na América latina. Isso ocorria devido a alta rivalidade entre os times paulistas e por ser uma grande vitrine para os jogadores. O grande desafio da equipe palmeirense era o Santos, que tinha em seu elenco nada mais nada menos que o melhor jogador de todos os tempos, o atacante Pelé.
O título paulista do verdão foi o inicio de uma marca para o Plameiras, que ganhava o nome de Academia de futebol, por conta do bom jogo apresentado pela equipe palmeirense. A equipe palmeirense tinha um ótimo elenco, contando com nomes como o zagueiro Djalma Santos, os meio campistas Ademir da Guia e Julinho Botelho, além dos atacantes Vavá e Gildo. O comandante da equipe era o técnico Silvio Pirilo. O Paulistão daquele ano ocorreu entre o mês de maio a dezembro, contando com dezesseis times disputando um regulamento de pontos corridos, de turno e returno, onde o time que fizesse mais pontos seria o campeão. Já na estreia o Plameiras começou arrebentando, ao golear o Jabaquara por 5 a 0, seguido por uma vitória por 2 a 1 contra o Prudentina. O primeiro grande clássico do campeonato foi contra o esquadrão do Santos do Pelé, onde em pleno Pacaembu a partida terminou empatada em 1 a 1, com gols marcados por Dorval pelos santistas e Paulo Leão pelo Palmeiras. Um jogo emocionante do verdão foi o triunfo contra a Juventus por 3 a 2, com gols de Tupãzinho, Servílio e Djalma.
Com uma campanha muito boa, o Palmeiras foi só encontrar sua primeira derrota na décima primeira rodada, ao perder para a Portuguesa por 3 a 0, sendo uma derrota dura para o time alviverde. O clássico contra o Corinthians terminou 2 a 0 para o verdão, com gols de Ademir da Guia e Vavá no jogo de ida, para no returno o Palmeiras golear o rival por 5 a 2, dominando totalmente o rival. A equipe alviverde perdeu o primeiro jogo para o São Paulo por 3 a 1, mas teve um ótimo resultado no returno contra o Santos, ganhando de 1 a 0 com gol marcado por Ademir da Guia, que ia se transformando no grande craque da equipe, mesmo sendo muito jovem. No final do campeonato, o Palmeiras acabou sendo o time que fez o maior número de pontos, terminando com cinquenta pontos, enquanto que o São Paulo terminou na segunda posição com quarenta e quatro pontos marcados. O jogo do título veio com a vitória em cima do Noroeste por 3 a 0, em pleno Pacaembu, onde os gols foram marcados por Julinho e Servílio, que marcou duas vezes. Ainda tivemos a rodada final com o Palmeiras derrotando o São Paulo por 1 a 0, mas o verdão já era o campeão estadual. O artilheiro do clube palmeirense acabou sendo Servílio com vinte e um gols, ficando atrás apenas de Pelé artilheiro do campeonato.

Comentários
Postar um comentário