Campeonato Brasileiro 2016
Esse título conquistado pelo Palmeiras tem um gosto muito special para os palmeirenses e também para os jogadores daquele elenco. Isso porque fazia vinte e dois anos que o clube não conquistava um campeonato Brasileiro, já que o último havia sido na época da Parmalat, em 1994. Além disso, muito se esperava do time em 2016, mas eliminações precoces em outras competições aconteceram, colocando em dúvida a qualidade da equipe. Mas o treinador Cuca havia dito que o Palmiras iria vencer o Brasileirão daquele ano, passando isso internamente para o elenco. O resultado foi esse mesmo, um troféu conquistado, o primeiro do Palmeias na Era dos pontos corridos.
Com o apoio da Crefisa, o Palmeiras tinha um elenco montado com bons jogadores, como os atacantes Dudu Roger Guedes, os meio campistas Moisés e Cleiton Xavier, e as lideranças compostas por Zé Roberto e Fernando Prass. A grande revelação da equipe era o atacante Gabriel Jesus, que foi um dos destaques do torneio, marcando gols importantes que fizeram a diferença no torneio. A estreia foi um goleada em cima do Atlético-PR por 4 a 0, e mesmo com a derrota para a Ponte Preta em seguida, Cuca seguia afirmando que o Palmeiras seria campeão. A equipe conseguiu bons resultados, como a vitória suada contra o Grêmio por 4 a 3 e a vitória contra o Flamengo em pleno Maracanã por 2 a 1, com Gabriel Jesus marcando gol. Os clássicos contra o Corinthians foram bons para o time alviverde, já que o verdão ganhou os dois jogos, o primeiro por 1 a 0 e o segundo fora de casa por 2 a 0, com Moisés sendo destaque. Um jogo importante na campanha acabou sendo contra o São Paulo no Allianz Parque, por 2 a 0, com os gols sendo marcados pelos zagueiros Mina e Vitor Hugo. O Palmeiras também quebrou um imenso tabu, vencendo o Internacional no Beira-Rio. Infelizmente Fernando Prass se machucou, ficando fora do resto da temporada.
Quando parecia que a falta de Prass prejudicaria tudo, entrou em seu lugar o goleiro Jaílson, que foi um leão dentro de campo, vindo a jogar até mesmo melhor que o goleiro titular, sendo um dos heróis da campanha. O Palmeiras encorpou, e ia disputando ponto a ponto o troféu com o Flamengo, por isso que o empate no retorno contra os cariocas por 1 a 1 foi importante para o time seguir forte no campeonato. Mais um momento marcante acabou sendo na partida contra o Cruzeiro, que mesmo com um empate sem gols, Zé Roberto salvou o Palmeiras ao tirar uma bola em cima da linha, que seria o gol da vitória dos mineiros. A reta final foi emocionante, pois os adversários jogavam com força máxima contra o time palestrino, e as vitórias eram apertadas. Foi 1 a 0 contra o Inter com gol de Cleiton Xavier, empate com o Atlético-MG fora de casa, com gol de Gabriel Jesus, e mais uma vitória por 1 a 0 contra o Botafogo, dessa vez com Dudu sendo o herói. O Palmeiras foi campeão com uma rodada de antecedência, em partida contra a Chapecoense no Allianz Parque lotado, com gol do Fabiano. Ainda tivemos o retorno de Prass, que entrou no meio da partida no lugar de Jaílson, e os dois se abraçaram fortemente. NO apito final os palmeirense puderam comemorar o título Brasileiro, depois de vinte e dois anos. No final, Cuca estaca certo, o Palmeiras foi mesmo campeão em 2016.

Comentários
Postar um comentário