Campeonato Paulista 1959

Um dos melhores campeonatos da história do campeonato Paulista foi o realizado em 1959, que trouxe uma rivalidade dos dois melhores clubes daquela época. Estou falando do Palmeiras e do Santos de Pelé, que disputaram o troféu até a final do torneio. Para termos uma ideia do quanto os rivais santistas possuíam uma ótima equipe, o craque Pelé terminou o Paulistão com 44 gols marcados. Por outro lado, o Plameiras já não ganhava um campeonato desde 1951, um ano mágico, e precisava retomar o primeiro lugar. Isso voltou a acontecer no mais charmoso campeonato estadual do Brasil, em 1959.


O regulamento do campeonato seguia como os anteriores, em que o time que viesse a fazer mais pontos viria a ser o campeão. Já na estreia, o Palmeiras aplicou uma goleada por 6 a 0, contra o Guarani, e em seguida outra goleada, agora contra o Comercial por 6 a 1. A equipe alviverde ganhou de outros times por placares elevados, mostrando que era um dos melhores times do campeonato. Sendo assim, o Palmeiras ainda goleou o Noroeste por 4 a 1, o Comercial por 5 a 1 e o Taubaté por 5 a 0. Apesar desses placares, o Palmeiras sofreu uma forte pancada do próprio Santos de Pelé em plena Vila Belmiro, em que os santistas venceram por 7 a 3. Nos clássicos o Palmeiras teve um bom desempenho, perdendo uma partida  ganhando outra do São Paulo, e empatando e ganhando um jogo do Corinthians. Os palestrinos devolveram a goleada, ganhando do Santor pelo placar de 5 a 1.

Falando sobre o elenco do time, tivemos bons jogadores, como o meio campista Chinesinho, que marcou cinco gols no campeonato. O poder de ataque do Palmeiras era um dos melhores, contando com Julinho que fez quinze gols, Nardo que balançou as redes onze vezes e Romeiro, artilheiro do verdão, com incríveis vinte e oito gols marcados. Palmeiras e Santos se destacaram dos demais, com os dois clubes marcando 63 pontos, terminando o torneio empatados na liderança, precisando assim de jogo extra para definir o campeão. O primeiro jogo de desempate terminou empatado em 1 a 1, com Pelé abrindo o placar, mas com Zequinha empatando logo em seguida. O segundo jogo também terminou empatado, dessa vez, em 2 a 2. O time alviverde vencia, mas viu Pepe empatar no final. Precisando de um terceiro jogo, Pelé fez o primeiro gol santista, mas então, o Palmeiras foi para cima e venceu o jogo de virada, com o empate saindo dos pés de Julinho Botelho e o gol da vitória saindo logo em seguida com Romeiro. O título do estadual veio com gosto especial, tanto por ter sido em cima do super time do pele, como também pelo fato de quebrar o jejum de títulos palmeirense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 maiores públicos do Allianz Parque

Euller, o filho do vento

Crônica- Palmeiras 2x2 Inter Miami(Copa do mundo de clubes)