A rivalidade entre Palmeiras e Grêmio nos anos noventa
Os anos noventa é considerado uma época dourada do futebol brasileiro, onde os melhores jogadores nacionais ainda desfilavam o talento em nosso país. Muitas rivalidades foram criadas, algo que superava o âmbito estadual, passando a ser uma rivalidade regional. O Palmeiras tinha uma das melhores equipes do Brasil, ainda mais após o patrocínio da Parmalat, que ajudou o clube a conseguir quebrar o jejum de títulos do time alviverde. O Palmeiras passou a década toda entre os principais candidatos a título, e no meio do caminho havia um clube que sempre causou dificuldades, criando assim uma das maiores rivalidades do país. Estou falando da equipe gaúcha do Grêmio.
O Grêmio viveu uma década muito vitoriosa nos anos noventa, tendo no comando o treinador Felipão, conhecido por ser um técnico linha dura, sempre tirando o melhor dos seus atletas. Foi com ele que o Grêmio foi campeão da Libertadores em 1995 e do campeonato Brasileiro de 1996, tendo no elenco grandes jogadores, como Paulo Nunes, Jardel e o folclórico goleiro Danrlei. O Palmeiras por outro lado também tinha grandes jogadores, contando com nomes como Rivaldo, Djalminha, Muller e tantos outros, que faziam com que o verdão viesse a ter um dos estilos mais ofensivos do país. Tudo começou já em 1993, quando paulistas e gaúchos se enfrentaram pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A primeira partida terminou empatada em 1 a 1, com Edmundo marcando o gol palmeirense. Jogando no Olímpico em Porto Alegre, um novo empate, levando o jogo para os pênaltis. O Grêmio ganhou de forma emocionante, e o Palmeiras viu o sonho da Copa do Brasil ficar mais longe.
O segundo encontro entre os dois times ocorreu pela Libertadores da América de 1995, em duas partidas muito movimentada e com grandes confusões e brigas. Felipão já estava no comando do Grêmio e ajudou seu time a ganhar por 5 a 0 no jogo de ida, após Rivaldo ser expulso. Tudo parecia perdido, ainda mais quando no jogo de volta o Grêmio fez o primeiro gol. Ainda assim, o Palmeiras foi valente, partiu para cima e ganhou por 5 a 1, ficando a um gol de levar o jogo para os pênaltis. Esse confronto pela Libertadores é um dos jogos históricos da competição Sul Americana. Infelizmente o Palmeiras não tinha muita sorte contra os gremistas e uma nova eliminação aconteceu pelas quartas de final do campeonato Brasileiro de 1996. O Grêmio venceu a primeira partida por 3 a 1, e na volta o Palmeiras ganhou por 1 a 0, sendo insuficiente para reverter o placar. O grande suspiro palmeirense aconteceu pelo campeonato Brasileiro de 1999, quando o verdão já tinha em seu elenco Paulo Nunes e Felipão do lado verde, aplicando uma goleada de 6 a 0 contra o Grêmio, que contava na época com Ronaldinho. Ainda que o Palmeiras não tenha tido bons momentos contra o Grêmio, não podemos negar que essa rivalidade tenha sido uma das mais legais dos anos noventa.

Comentários
Postar um comentário