Após um ano anterior sem títulos, que aumentava ainda mais o calvário palmeirense e a gozação dos adversários, o Palmeiras iniciava a década de noventa com uma nova esperança, a de finalmente quebrar o jejum de títulos. Seria uma nova oportunidade para os jogadores colocarem o seu nome na história do clube, carente de troféus a tantos anos. Por outro lado, a diretoria começava a temporada com um tom mais modesto, pois nomes como Gaúcho, Dario Pereyra e Eraldo deixaram o clube. Para seus lugares chagaram Eduardo, João Paulo vindo do São Paulo, além de Betinho e Roger, que vieram de clubes do interior paulista. Para iniciar o ano, o campeonato Paulista teve Jair Pereira como técnico palmeirense, que vinha de três títulos estaduais seguidos pelos clubes que passou, e queria ganhar o quarto no verdão.

O primeiro desafio da temporada foi o campeonato Paulista, em que na primeira fase o Palmeiras não teve dificuldades para se classificar a fase seguinte. O mais incrível é que a diretoria palmeirense demitiu Jair Pereira, por não gostarem de como o time estava jogando. Dudu, ídolo do time treinou a equipe em alguns amistosos, mas quem retornou ao Palmeiras foi o lendário Telê Santana. A segunda fase do Paulistão colocava vários times em dois grupos, onde o melhor de cada grupo iria para a final. equipe alviverde caiu no grupo só com equipes do interior, e ainda assim, acabou ficando de fora da final. Chegando com um ponto a frente do Novorizontino na penúltima rodada, a equipe perdeu para o Guarani e empatou sem gols com o Ferroviária, perdendo vários gols. O Palmeiras era eliminado do campeonato Paulista de maneira frustrante. Para o campeonato Brasileiro, chegaram novos jogadores, como o ponta Jorginho Cantiflas, o lateral Marques e o meia Ranielli.
O modelo de disputa do Brasileirão colocava os clubes em dois grupos, onde os melhores de cada um deles iriam para as quartas de final. A equipe alviverde começou muito mal, perdendo os três primeiros jogos, que fizeram com que Telê Santana fosse demitido, e quem acabou retornando ao comando da equipe foi Dudu. O time finalmente engrenou uma boa sequência de jogos, conseguindo a classificação para as quartas de final, onde enfrentaria o Grêmio. Na primeira partida o verdão venceu por 1 a 0, gol de Careca Bianchesi, que fez com que a euforia viesse a tomar conta dos palmeirenses. Infelizmente a alegria durou pouco, pois na partida de volta o Grêmio ganhou por 2 a 0, colocando fim no ano do Palmeiras, que estava desclassificado, adicionando mais um ano na fila sem ganhar nada. Alguns nomes conhecidos faziam parte desse elenco, como o volante Galeano e o goleiro Velloso, que estavam iniciando a carreira. Os artilheiros da temporada acabaram sendo Betinho com 19 gols e Careca Bianchesi com 20, em mais uma temporada palmeirense para se esquecer.
Comentários
Postar um comentário