Edu Manga, talento dos anos oitenta
Já dissemos várias vezes a dificuldade que era torcer para o Palmeiras nos anos de fila, ainda mais nos anos oitenta, que o clube vivia um calvário sem troféus e também com eliminações traumáticas. Ainda assim, se engana que eram anos em que não havia bons jogadores. O time alviverde tinha sim ótimos atletas em seu elenco, mas ainda assim os títulos não aconteciam. Um desses nomes que fez muito sucesso dentro do verdão foi Edu Manga, meio campista que possuía uma boa finalização e ótima visão de jogo. Em tempos sombrios para o clube, Edu foi muitas vezes aquele que trouxe certa alegria para os torcedores.
A vida do Edu no Palmeiras teve a duração de cinco temporadas, mas a sua trajetória vem muito antes disso, já que o atleta é uma revelação das categorias de base, muito antes dela ser chamada de Crias da Academia. Podemos dizer que Edu foi uma das primeiras Crias que vingou entre os profissionais. Em 1985 ele subiu para o time principal, pois os seus dribles e velocidade chamaram muita a atenção do treinador. A sua forma de atuar no clube também o levaram a convocações para a seleção brasileira, e seu nome esteve no radar para quase disputar uma Copa do mundo. Pelo Palmeiras, um dos seus principais momentos foi um golaço que fez na vitória palmeirense no clássico contra o São Paulo. Um outro momento especial foi quando ele fez três gols na partida contra o Mogi Mirim em 1989.
Os atletas dos anos oitenta que jogaram no Palmeiras acabaram ficando marcados como perdedores, e muitos deles não conseguiram vingar tanto em outros clubes. Edu Manga era uma das estrelas solitárias, que tentava com todas as sua forças ganhar um campeonato com o time alviverde. Junto com Mirandinha e Jorginho, fez parte de um elenco promissor e talentoso, porém, sem troféu conquistado. Com o passar dos anos, o craque acabou deixando o clube, com o gosto amargo de não conseguir ganhar um título e acabar com o jejum palmeirense. A torcida o considera como um dos ídolos da história do clube. Edu Manga encerrou sua jornada no alviverde com 188 partidas disputadas, onde marcou quarenta e três gols.
Comentários
Postar um comentário