Abel Ferreira deve renovar?

A grande discussão dessa temporada é o seguimento do Abel Ferreira no comando do Palmeiras. Não é segredo que o português é sem dúvidas o maior treinador da história do clube, mas nesse ano as criticas contra ele tem se aumentado, com a torcida organizada aumentando o tom ao chamá-lo de burro. O Palmeiras ganhou dez títulos em cinco anos do treinador dentro do clube, e ainda assim tem ouvido duras criticas ao seu trabalho. Muitos falam que ele não consegue tirar o melhor dos jogadores, mesmo tendo o melhor elenco em seus anos de Palmeiras. Será que o ciclo de Abel Ferreira se encerrou, ou ele deve renovar até 2027.


Com certeza as criticas ao português não começou semana passada, mas vem sendo discutida a algum tempo. Em 2023 foi quando Abel sofreu as maiores criticas, quando o Palmeiras acabou sendo eliminado da Libertadores, quando o técnico deixou Endrick e Luis Guilherme no banco. Quando ele colocou o atacante como titular, o time foi campeão nacional. Já em 2024, o Palmeiras teve a pior performance da Era Abel, co a equipe sendo apenas campeã Paulista. Agora em 2025 a torcida perdeu a paciência com a perca do torneio estadual para o rival Corinthians, além da eliminação para os rivais na Copa do Brasil. Essa foi a gota d'água, e assim as vaias e xingamentos vieram, com Abel Ferreira aplaudindo os torcedores de forma muito irônica. Se antes o português era indispensável, começaram as discussões sobre sua saída ser melhor para o clube. O palmeirense é ingrato e reclama de tudo, mas é necessário avaliar se de fato o tempo do Abel no time de fato se encerrou. Para mim, ele é o melhor que já passou pelo nosso time, mas não pode ser maior que o Palmeiras.

Como um palmeirense chato, critiquei muito o português em 2021, e foi ali que pedi sua saída, pedindo Renato gaúcho. Ainda bem que ninguém me ouviu e o Abel continuou, nos levando a ganhar a América novamente. Ainda assim, precisamos analisar se de fato o Abel quer seguir treinando o Palmeiras, já que a cada entrevista coletiva vemos o português muito nervoso, e muitas vezes arrogante. Se antes suas entrevistas eram aulas, hoje são batalhas com os jornalistas. De fato Abel tem o melhor elenco de sua passagem pelo clube e o time precisa apresentar-se melhor, sendo mais criativo, organizado e letal. Mas não é isso o que tem ocorrido, e a eliminação para o Corinthians deixou todos os palmeirenses nervosos. Abel é capaz e talentoso, e consegue sempre se reinventar. Ele tem esse segundo semestre para fazer isso mais uma vez. É preciso avaliar o semestre e ver como o português se sai, e não digo sobre ser campeão, digo sobre ter vontade de trabalhar no Palmeiras. Parar de reclamar e trabalhar mais. Se ao fim do ano, as coisas estiverem acertadas, e torcida, treinador e jogadores estiverem na mesma frequência, a renovação deve ocorrer. Mas se o ano for novamente frustrante, é preciso entender se o ciclo deve continuar. Estamos nas quartas da Libertadores e brigando pelo título brasileiro. Com certeza, essas duas competições serem decisivas. Apesar de tudo isso, Leila Pereira quer Abel até 2027, independente dos resultados, e me parece que é isso o que irá ocorrer ao fim do ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 maiores públicos do Allianz Parque

Crônica- Palmeiras 2x2 Inter Miami(Copa do mundo de clubes)

Palmeiras campeão do ICGT Tournment Sub-20