5 aprendizados das coletivas do Abel Ferreira- Vol 3

Seguimos com a nossa série de textos listando as melhores entrevistas do treinador Abel Ferreira, que sempre traz ótimos ensinos para quem o escuta. Já trabalhando a cinco anos no Brasil, sua lucidez em cada entrevista trouxe uma luz para um maior entendimento de táticas e do jogo. Mesmo em uma atual fase difícil, é importante lembrar do trabalho do português. Em nosso terceiro volume, trago mais cinco ótimos aprendizados das coletivas do Abel.

1-) Assim como na vida, o futebol é feito de alegrias e tristeza


O futebol não é muito diferente da vida, em que passamos por diversas frases. Muitas pessoas brigam, perdem amizade e deixam até de dormir por conta do jogo. O que elas não entendem é que o futebol possui ciclos. Abel Ferreira desde quando cegou ao Palmeiras nunca prometeu títulos, mas sempre disse que faria o melhor pelo clube. Sendo assim, nessa frase, ele deixa claro que os palmeirenses irão ter dias bons e de alegrias, mas também passaram por momentos de raiva e tristeza. Para manter a sanidade mental como torcedor, precisamos entender isso, o futebol traz alegrias e também tristezas.

2-) Todo mundo gosta de ganhar, mas uns gostam mais do que os outros


O que diferencia uma pessoa da outra é o desejo de vencer e de pagar o preço para se alcançar aquilo que se deseja. Existe uma frase que diz "O quanto você quer aquilo que você quer?". A resposta para essa pergunta irá definir se você alcançara o alvo. Abel sempre disse que não gosta de perder e briga muito por isso, chegando as vezes até a passar dos limites. A sua explicação é que ele deseja muito vencer. O português ensina que as pessoas gostam de vencer, mas existem pessoas que gostam mais do que outras, e assim, irão pagar o preço e irão conseguir alcançar alvos maiores.

3-) Na crise, não jogue mais lenha na fogueira


Essa é uma frase atual, de uma de suas ultimas coletivas. O Palmeiras tem passado por momentos difíceis, em que os resultados estão complicados, eliminações ocorreram e a torcida xingou o Abel. Em meio a turbulências, de maneira sábia, Abel respondeu a tudo isso dizendo que em momentos de crise, todos querem jogar mais lenha na fogueira, e assim a mata pega fogo. Não é isso que se faz na crise, mas ao contrário. O português nos mostra que em momentos como esse, o silêncio e o trabalho são as melhores respostas. Não crie crise, não reclame, não fale mal, apenas siga trabalhando.

4-) O segredo do sucesso é treino, repetição e consistência


Os livros de diversos coach nos trazem passos e tarefas para alcançarmos o sucesso. O técnico do Palmeiras quebra esse mito ao dizer que para vencer é preciso treino, e muito treino. A repetição de processos é necessário para se alcançar a vitória. Bons músicos ensaiam, bons atores ensaiam. Não é diferente no futebol, pois o jogo é uma arte de repetição de processos, táticas e jogadas. Na vida também é assim, precisamos repetir, treinar, buscar sermos melhores. A cada dia temos que dar passos em direção ao nosso objetivo.

5-) No futebol não existe certezas, existe intenções


Todo mundo quer ser campeão e o interessante é que quando o campeonato começa, todos os torcedores de cada time acham que o seu clube será o vencedor. Mas temos apenas um campeão por campeonato. Todos tentando, todos lutando, mas com apenas um vencedor. Abel Ferreira diz que não temos certeza quando a bola começa rolar, mas temos boas intenções. Ou seja, a intenção de procurar boas jogadas, um om chute, ótimos dribles. A vida é assim também, precisamos ter boas intenções todos os dias, mas a vitória só vem no fim do dia, não ´para saber o fim do resultado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 maiores públicos do Allianz Parque

Crônica- Palmeiras 2x2 Inter Miami(Copa do mundo de clubes)

Palmeiras campeão do ICGT Tournment Sub-20