Campeonato Paulista 1944
A batalha entre Palmeiras e São Paulo ganhou um novo capítulo da história entre os rivais no estadual dessa temporada, quando vimos os dois times tendo que lutar pelo título de campeão paulista. Em 1944, o campeonato estadual teve onze times participantes. O sistema de disputa foi o mesmo dos últimos anos, com um sistema de turno e returno, em que a equipe que marcasse mais pontos seria declarada a campeã. A equipe alviverde se mostrou bastante solida, terminando a competição com 15 vitórias, 2 empates e apenas 3 derrotas.
O elenco palmeirense tinha nomes clássicos, como o goleiro Oberdan Cattani, o meio campista argentino muito talentoso chamado Dacunto, o atacante argentino Gonzáles, o atacante brasileiro Caxambu e o meio campista Waldemar Fiume. No comando da equipe, tínhamos o treinador uruguaio chamado Ramón Platero. O Palmeiras estreou com um empate em 2 a 2 contra o Ypiranga e depois uma derrota para a Portuguesa Santista por 1 a 0. Foi então que a equipe palmeirense acordou e começou uma campanha arrasadora, que só terminou com o troféu de campeão. O verdão aplicou algumas goleadas ao longo do campeonato, como por exemplo 3 a 0 contra o Nacional, 5 a 1 contra a Portuguesa e 5 a 1 contra o Comercial. Um outro jogo marcante foi na rua Javari contra a Juventus, em que o time alviverde os venceu por 6 a 3.
Contra os principais rivais da capital, o Palmeiras também obteve bons resultados. Contra o Corinthians aplicamos uma goleada no Pacaembu por 4 a 1, com dois marcados por Jorginho e dois marcados por Caxambu. O principal desafiante foi o São Paulo, onde no primeiro turno houve um empate por 3 a 3 no Pacaembu, e depois uma vitória palmeirense por 3 a 1 novamente no estádio do Pacaembu. Caxambu marcou dois gols novamente nessa partida. Já contra o Santos no primeiro turno no Parque Antarctica um triunfo por 2 a 1. A partida do título foi contra o Santos na Vila Belmiro, em que o Palmeiras venceu por 1 a 0, em gol marcado por Gonzáles. Com o resultado, o Palmeiras ganhou o Paulista de 1944 marcando 32 pontos, enquanto que o São Paulo terminou com 29 pontos, apenas três pontos de distância. O atacante Caxambu foi o artilheiro do time no campeonato, terminando o Paulista com doze gols marcados.
Comentários
Postar um comentário