O ano de 1993 foi uma temporada excelente para o Palmeiras, pois conseguia quebrar uma jejum de títulos que durava mais de uma década, começando pela conquista do campeonato estadual daquele ano em cima do rival Corinthians. Mas o ano ainda proporcionaria mais uma conquista, a do campeonato Brasileiro, um torneio que a equipe alviverde não conquistava fazia vinte anos. Ainda com o investimento da Parmalat, o Palmeiras tinha um elenco estrelado, contando com nomes como de Zinho, Evair, Edilson e Edmundo. Comandando essas feras, Vanderlei Luxemburgo era o treinador, fazendo o time jogar um futebol envolvente, buscando sempre o ataque e fazer gols. O regulamento colocou o Palmeiras em grupo de oito equipes, em turno e returno, em que passavam os três melhores.

O verdão caiu em um grupo composto por Guarani, Sport, Fluminense, Santos, Vasco, Atlético-MG e Grêmio. O poder de fogo do ataque palmeirense foi um dos destaques da equipe, que chegou a aplicar uma goleada de 4 a 2 em plena Laranjeiras. Edilson teve bons momentos, marcando gols de meia bicicleta. A dupla Edmundo e Evair estava muito afinada, com os dois atacantes marcando gols importantes. Na vitória por 3 a 1 contra o Grêmio o verdão envolveu o adversário muito bem, com Edmundo jogando muita bola. Jogar fora de casa não era um problema para os palestrinos, pois conseguiram vitórias importantes contra o Atlético-MG por 3 a 2 e o Vasco por 1 a 0. As únicas derrotas do Palmeiras na primeira fase foram duas vezes para o Santos. Ainda assim o Palmeiras passou na primeira colocação para a segunda fase, que seria um quadrangular em que passaria apenas o primeiro colocado. O time alviverde caiu no grupo com o São Paulo, Remo e Guarani.
A partida mais complicada seria contra o São Paulo. A primeira partida acabou ficando no empate em 1 a 1, mas no segundo jogo, o Palmeiras deu um show com Edmundo marcando um gol, e César Sampaio fazendo um golaço driblando o time todo, no triunfo por 2 a 0. Contra o Remo foi um vitória fora de casa por 2 a 1, gols de Edmundo e César Sampaio, e um empate em 0 a 0 em casa. No confronto contra o Guarani, duas vitórias. Em Campinas 2 a 1, e depois no Parque Antarctica, 3 a 0 com gols de Evair, Edmundo e Edilson. Com a melhor campanha, o Palmeiras iria enfrentar o Vitória na final, em duas partidas, sendo o time nordestino a surpresa do campeonato. O primeiro jogo foi na Fonte Nova, que estava lotada. O Palmeiras perdeu muitos gols, em ótima atuação do goleiro Dida. Mas em uma tabela rápida entre Edilson e Evair, o atacante baiano fez o gol da vitória. Com a vantagem de empate, o Palmeiras venceu o Vitória por 2 a 0 no Morumbi. O primeiro gol foi do Evair completando um cruzamento por baixo. Em seguida Edmundo bateu cruzado na pequena área, sem chances para Dida defender. Com o apito final, a torcida palmeirense fez a festa, podendo reviver os anos de glória, quebrando o jejum de vinte anos sem vencer o brasileirão.
Comentários
Postar um comentário