Resumo da temporada 1989

O ano de 1989 começava com a esperança de que finalmente o jejum de títulos palmeirense iria acabar, vindo de um ano anterior em que a equipe tinha um elenco de jogadores bem limitado. O Palmeiras resolveu fazer uma limpeza na equipe e dispensou muitos atletas. Para compor o novo time, chegaram jogadores melhores, como por exemplo Darío Pereyra, Edson, Abelardo, Mauricinho, Paulinho Carioca e o meio campista Neto, que anos mais tarde iria ser um ídolo em nosso rival. No gol, o jovem Velloso assumia a posição de titular. Já no primeiro teste, em um amistoso contra o Flamengo, vimos Neto balançar as redes, parecendo que 1989 seria diferente. Com a equipe preparada, começaria o primeiro desafio jogando o torneio estadual.


O clube alviverde fez uma ótima primeira fase no campeonato Paulista, ao passarem invictos para a segunda fase, mantendo-se invictos e recebendo a taça dos Invictos, dado pelo jornal Gazeta esportiva. O problema é que logo em seguida o Palmeiras foi muito mal em suas partidas e acabou ficando de fora do campeonato estadual ainda na segunda fase. Não ir bem no Paulista acabou sendo um banho de água fria para os palmeirenses, ainda mais pelo calendário, que contando com torneios da seleção brasileira, acabou levando os clubes nacionais a ficarem com um hiato sem partidas. O Palmeiras aproveitou para fazer uma excursão pela Europa, jogando mal contra times pequenos. Para piorar o clima, em seu retorno, Neto acabou entrando em discussão com o técnico Leão, e acabou deixando o Palmeiras para jogar no Corinthians. O próximo campeonato seria o Brasileiro, com o verdão tendo uma chance levantar um troféu. Na primeira fase o Palmeiras surpreendeu e conseguiu uma excelente primeira fase, ficando na primeira colocação.

Aproveitando a boa sequencia de resultados, o time palestrino seguiu indo bem na segunda fase do Brasileirão. Quando a equipe venceu o Atlético-MG, ficaram muito perto de conseguirem uma vaga na final do torneio nacional. Restavam apenas duas rodadas, tendo partidas contra o Botafogo e Corinthians para serem disputadas. Em um jogo disputado no Maracanã contra o Botafogo tudo indicava a classificação, com tudo ficando 0 a 0, mas com um gol no finalzinho, o Botafogo ficou com a vitória, deixando tudo para a última rodada. O Derby foi tenso, e um novo resultado sem gols parecia acontecer, quando o Corinthians venceu o jogo nos momentos finais, deixando o Palmeiras longe da final do campeonato Brasileiro.  O que parecia vir a ser um grande ano, acabou sendo muito frustrante, com o time não conseguindo chegar na decisão de nenhum torneio da temporada. O artilheiro da temporada acabou sendo o atacante Gaúcho, que marcou 18 gols. Edu Manga também se destacou tendo um bom ano, além de Neto, que nas partidas que fez se mostrou com um bom potencial, mas acabou saindo precocemente do clube. O ano palmeirense acabou com um aproveitamento de 59,8%, mas sem nenhum troféu conquistado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense