A inesquecível semi final do Paulistão 2008
O campeonato Paulista sempre foi o mais charmoso campeonato estadual do Brasil, sendo que já houve anos em que os clubes preferiam ser campeões dos estaduais do que disputarem a Libertadores da América. Como sabemos, Palmeiras e São Paulo são muito mais que rivais, mas também inimigos, o bom sentido da palavra. Os dois clubes sempre travaram brigas nos bastidores do futebol, seja por conta do nome Palestra Itália, seja pela disputa pelo Parque Antarctica, como também por contratações e agora, a discussão a respeito dos gramados sintéticos. Pois bem, em 2008 os dois clubes travaram uma batalha pela semi final do campeonato Paulista. O jogo envolveu gol de mão, gás de pimenta e muita provocação.
A primeira partia aconteceu no Morumbi, que estava lotado, em uma época em que não havia torcida única. O jogo acabou sendo conhecido pelo erro de arbitragem, pois o atacante Adriano, sim, o imperador, acabou fazendo um gol de mão. Todo mundo reclamou, mas o juiz seguiu apontando e dando o gol para o tricolor. Na segunda etapa, Adriano ainda balançou a rede mais uma vez, após deixar o zagueiro palmeirense no chão. De pênalti o Palmeiras ainda diminuiu o placar com Alex Mineiro. Ao fim do jogo, a semana seguiu com muita discussão nos bastidores, devido ao gol de mão do Adriano, além do São Paulo reclamar de jogar no Parque Antarctica, alegando falta de segurança para jogar no estádio alviverde. Para passar a final, bastava ao verdão vencer por um placar simples, mas do outro lado estavam enfrentando o atual bi campeão brasileiro, que viviam uma fase sensacional, enquanto o Palmeiras estava se remontando, contando com o patrocínio da Traficc.
O jogo de volta no Parque Antarctica trouxe bastante polêmica, pois o clima no estádio era de muita tensão. Com casa cheia, o Palmeiras partiu para cima e já no começo, Léo Lima chutou de longe e marcou um gol na falha de Rogério Ceni. No intervalo, a coisa piorou, pois quando o São Paulo foi para o vestiário, acabou saindo correndo, pois alegava que haviam lançado gás de pimenta no vestiário. O Palmeiras negou que isso aconteceu, e até hoje não sabemos se o tricolor armou isso ou se de fato os palmeirenses queriam prejudicar os adversários. Houve assim uma longa demora para retorno da partida. Para piorar, o atacante Kleber deu uma cotovelada em André Dias, abrindo o supercílio do zagueiro gerando assim mais confusão. Quando Valdivia marcou o segundo gol, saiu provocando Rogério fazendo sinal de choro e que o confronto havia acabado. O goleiro são paulino ficou tão bravo que acabou dando um tapa no rosto do chileno. A mancha verde subiu sinal de fumaça e era impossível seguir a partida, levando o jogo a ficar mais minutos parados. A torcida fazia festa na arquibancada, enquanto o São Paulo ficava sem ação no gramado. Quando o jogo retornou, a equipe de Vanderlei Luxemburgo garantiu a vitória e a classificação para a final do Paulista, algo que não acontecia desde 1999.
Comentários
Postar um comentário