Campeonato Paulista 1938(extra)

Precisamos nos lembrar antes de qualquer coisa, do contexto esportivo do futebol na década de trinta. Não havia meios de transportes rápidos como nos dias de hoje para se ter um torneio nacional que acontecesse de forma segura e rápida, e assim os campeonatos mais importantes do país acabaram sendo os estaduais, com o paulista sendo o mais forte e tradicional campeonato regional do Brasil. Ainda com o nome de Palestra Itália, o clube alviverde conquistava mais uma vez o troféu de campeão estadual, fazendo com que o nome do clube ficasse mais forte. Os anos seguintes seriam envolvidos pela sombra da segunda guerra mundial, e antes disso, o time formado por italianos ganhava mais um título.


O campeonato Paulista de 1938 foi organizado pela Liga de futebol do Estado de São Paulo, que era a principal do Estado, antes da atual federação paulista assumir todo gerenciamento do futebol regional de São Paulo. Por causa da Copa do mundo, o torneio ficou quase seis meses parado, então para se evitar uma longa pausa de campeonatos no país, em São Paulo foi realizado um torneio extra, para mantes os jogadores dos clubes paulistas em atividade. O regulamento colocava as equipes em três grupos, onde os classificados iriam para a fase final para se decidir o campeão. Nessa primeira fase, o Palestra Itália teve uma ótima campanha, conseguindo cinco vitórias e apenas uma derrota, conseguindo se classificar na primeira posição de seu grupo. Enfrentamos o Hespanha, o São Paulo e o Ypiranga, nos classificando com dez pontos e um saldo de gols muito grande. A semifinal contra o São Paulo Railway, que hoje é o clube Nacional, teve suas duas partidas sendo realizadas no Parque Antarctica. O primeiro embate terminou empatado em 1 a 1, mas no segundo jogo o Palestra Itália venceu facilmente por 3 a 0.

A final foi o derby paulistano, na maior rivalidade de São Paulo, o jogo entre Palestra Itália e Corinthians. Em jogo sendo realizado no Parque Antarctica, tivemos uma acirrada disputa entre as duas equipes, com a partida sendo encerrada em 0 a 0. Os principais jogadores do time alviverde eram o atacante Rolando, conhecido como Canhoto, e também o centroavante Mathias. No meio campo tínhamos Barriloti e também Luizinho Mesquita. A disputa pelo título ficou para a segunda partida, no mesmo estádio. Dessa vez o Palestra Itália assumiu os comandos de ataque, conseguindo abrir o placar em gol marcado por Barriloti. Em seguida, no inicio do segundo tempo, o time alviverde aumentou o placar com gol marcado por Rolando. A equipe corintiana diminuiu o placar em gol feito por Teleco. A partida assumiu um contexto dramático, mas ao fim do jogo o Palestra Itália garantiu o triunfo, conseguindo a vitória e mais um título regional para a sua sala de troféu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense