Torneio Rio-São Paulo 1993

O ano de 1993 foi muito especial para o Palmeiras, já que foi a temporada onde o jejum de títulos foi quebrado. O primeiro troféu levantado após tantos anos acabou sendo o campeonato Paulista, e então menos de dois meses após ser campeão, o time alviverde estava disputando mais uma final, novamente contra o rival Corinthians, que não conseguia segurar a força daquele time do verdão, que nos trouxe mais um campeonato para nossa sala de troféu. O elenco era aquele vencedor e clássico que conhecemos, com nomes como Edmundo, Evair, Zinho, entre outros, tendo como treinador o técnico Vanderlei Luxemburgo. A edição do torneio de 1993 contou com oito equipes, divididas em dois grupos, onde o melhor de cada grupo iria fazer o jogo final.


O Palmeiras esteve no grupo que tinha o Santos, o Flamengo e o Fluminense. Sendo um torneio mais curto, o interestadual buscava reviver aquele clássico campeonato que fez sucesso décadas passadas, e também poderia servir para preparar as equipes para o campeonato brasileiro. Ainda em ressaca do título paulista, o Palmeiras começou a campanha enfrentando o Flamengo em casa por 1 a 1, e em seguida acabou perdendo para o Santos por 2 a 0 na Vila Belmiro. Com resultados negativos, Luxemburgo deu um chacoalhão na equipe, que acordou para se recuperar dentro do campeonato. Sendo assim, vieram duas vitórias contra o Fluminense, começando com a vitória por 3 a 0 no jogo de ida e por 2 a 0 no jogo de volta. Aproveitando o bom ritmo, não demos chances para o Flu no Maracanã, com Edmundo e Maurilio marcando gols. Contra o Santos, novamente o alviverde foi superior, dessa vez vencendo por 3 a 0, com  Edilson fazendo um deles. No Maracanã contra o Flamengo começamos mal e perdemos por 3 a 1.

Apesar da nossa instabilidade na primeira fase, conseguimos passar para a final por conta do saldo de gols, já que o Santos também terminou com os mesmos sete pontos que o Palmeiras. Do outro lado iriamos ter o Corinthians, para realizarmos o Derby paulista, com o time corintiano chegando invicto para a decisão. A final foi realizada em duas partidas, começando com o primeiro jogo no Pacaembu, onde Edmundo foi o nome da partida. Primeiro ele deu passe passe para receber a bola de volta marcando de cabeça. Edmundo marcou de cabeça novamente após um rebote de cobrança de falta. Com isso o verdão colocava fim na invencibilidade corintiana dentro do torneio. Na partida de volta, novamente no Pacaembu, o Palmeiras tinha vantagem do empate, mas o Corinthians começou atacando, com Viola sendo parado pelas defesas do goleiro Sérgio. Roberto Carlos também tirou uma bola na linha do gol. Sendo assim, o Palmeiras se segurou bem, mantendo a partida em 0 a 0, faturando o troféu do torneio Rio-São Paulo de 1993.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Campeonato Brasileiro 1972