Velloso, o talentoso goleiro

Quando comecei a entender o que era futebol, no inicio dos anos noventa, o goleiro do Palmeiras que me vem a memória é Velloso, que era um dos melhores goleiros do país naquele momento. Além disso, era o goleiro titular do time que eu torcia. Quando eu me lembro da minha infância, me vem Velloso com a camisa cinza, número um, defendendo o gol palmeirense. Para quem não sabe, ele faz parte das Crias da Academia, pois revelado no próprio clube, sendo muito talentoso desde muito jovem. Sua estreia foi em 1989, quando o goleiro titular, Zetti, acabou se machucando gravemente. Velloso tina apenas vinte um anos quando assumiu a titularidade do Palmeiras, conseguindo arrancar elogios de Zico, já no seu primeiro jogo na equipe principal em um amistoso.


No ano de 89, Velloso fez jogos memoráveis, fechando o gol em diversas oportunidades, ganhando assim a confiança do treinador daquela época, Leão, que também ja havia sido goleiro do Palmeiras antigamente. Apesar disso, Velloso fazia parte daqueles jogadores que viveram a pressão dos anos de fila do Palmeiras, que não ganhava títulos a muitos anos. Suas boas atuações o levaram para a ser titular da seleção brasileira em 1990, mas atuando mal, tomou três gols da Espanha. Em seu retorno ao time alviverde, a má fase continuou, pois também perdeu a titularidade no seu clube. Sendo assim, Velloso acabou sendo emprestado para o União São João em 1992 e em 1993 para o Santos, ficando de fora da equipe que quebrou o jejum de títulos do Palmeiras. Ele retornou para o verdão em 1994, e com Vanderlei Luxemburgo, voltou a ser o goleiro titular, ganhando seus primeiros troféus pelo clube, o campeonato paulista e o campeonato brasileiro.

Velloso era o goleiro do Palmeiras e ponto final, ficando com a camisa um nos próximos anos, sendo um dos lideres da equipe. Em 1996 o goleiro viveu dois momentos diferentes. Primeiro ele participou do elenco campeão paulista, que marcou mais de cem gols, contando com grandes nomes do futebol nacional. O problema é que na final da Copa do Brasil acabou falhando de forma muito ruim, sendo o principal responsável pela derrota contra o Cruzeiro, em pleno Parque Antarctica. Velloso deu a volta por cima e seguiu sua titularidade, dando o troco na equipe mineira dois anos depois, quando esteva no elenco n conquista da Copa do Brasil de 1998. No fim da temporada, mais um título, a inédita conquista da Mercosul. Sua ultima temporada pelo Palmeiras acabou sendo em 1999, quando ainda titular, acabou se machucando em um momento decisivo da Libertadores da América. Foi então que o goleiro Marcos assumiu o seu ligar para nunca mais sair da posição, enquanto Velloso se despediu do Palmeiras, indo jogar no Atlético-MG. O goleiro ainda chegou a recusar jogar no Corinthians, mantendo  seu coração alviverde. Velloso é o segundo goleiro com mais jogos em tomar gol pelo Palmeiras, realizando 458 partidas pelo clube em sua carreira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense