Campeonato Brasileiro 1972

Após os torneios nacionais terem o nome de Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa, o nosso país começou a ter transportes melhores e a possibilidade de fazer um campeonato nacional onde se poderia jogar por todo o Brasil. Com isso, finalmente foi dado um nome oficial, o de Campeonato Brasileiro, que havia começado em 1971, com o título do Atlético-MG. Em 1972 aconteceu a segunda edição, que dessa vez teve o Palmeiras como campeão nacional, ganhando não o seu primeiro torneio nacional, mas o primeiro com o novo nome, para deixar claro para aqueles que dizem que ganhamos campeonatos nacionais através de fax. Nos anos setenta o Palmeiras tinha a segunda Academia, contando com jogadores como Ademir da Guia, Leão, Dudu e César Maluco.


O Brasileirão dessa temporada contou com vinte e seis clubes, que foram divididos em duas fases, até que se chegasse a fase de semifinal, que seria eliminatória. O Palmeiras tinha como treinador o lendário Oswaldo Brandão, que teve que lidar com um problema envolvendo César Maluco, que teve que ficar afastado por sete meses, devido a um incidente pelo campeonato Paulista, que levou o STJD a afastá-lo. Ainda assim, a primeira fase do time foi muito boa, com a equipe palestrina terminando como líder do seu grupo, marcando 36 pontos dos 50 que eram possíveis. Podemos destacar a vitória de 3 a 0 fora de casa contra o Vitória e pelo mesmo placar no Mineirão contra o Atlético-MG, o atual campeão. O clube alviverde derrotou também o Santos, Fluminense e Flamengo. Na segunda fase o Palmeiras caiu no grupo composto por São Paulo, Coritiba e América-RJ. Logo de cara o Palmeiras perdeu por 2 a 0 para o São Paulo, que tinha a classificação nas mãos. Mas quando o tricolor perdeu sua partida contra os cariocas, o verdão aproveitou e com um gol de Luis Pereira aos quarenta do segundo tempo, garantiu uma vaga nas semifinais.

Garantido na fase mata -mata, o Palmeiras enfrentou o Internacional em jogo único em pleno Pacaembu, necessitando apenas de um empate para se classificar para a decisão. O Inter tinha no elenco nomes como Paulo César Carpegiani e Valdomiro. Quem saiu na frente do placar foi o Internacional, com gol marcado por Tovar. No segundo tempo, Nei empatou, colocando o alviverde na final do Brasileirão. A grande final do torneio nacional foi contra o Botafogo, e tendo a melhor campanha, novamente o Palmeiras jogava por um empate para ser campeão. O verdão começou com tudo, sufocando os cariocas, com o zagueiro Osmar sendo um destaque para os botafoguenses, conseguindo segurar a pressão palmeirense. Dudu acabou lesionando o joelho e saiu da partida, mas ainda assim o Palmeiras segurou o jogo sem problemas, fazendo com que o confronto terminasse sem gols, garantindo assim o título nacional para a equipe palmeirense. O Morumbi estava lotado, com 58 mil pessoas presentes, que puderam ver a segunda Academia levantando o troféu do Brasileirão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri