Campeonato Paulista 1936
Ainda com o nome de Palestra Itália, a equipe alviverde conquistou mais um torneio estadual, na época em que existia muito charme em ser campeão paulista, devido aos bons clubes que participavam do campeonato e da organização da competição. O sistema de disputa foi o de pontos corridos por dois turnos. O campeão de cada turno do campeonato faria a partida final para ser definido o campeão paulista. No primeiro turno o campeão foi o Corinthians, com o Palestra Itália conseguindo vencer o segundo turno. Os dois rivais começavam a criar uma grande rivalidade, e essa partida final faz parte da história de ambas as equipes. Com uma década muito boa, o time palestrino levantava mais um troféu.
A campanha palestrina foi muito boa, com a equipe fazendo vinte e quatro jogos, contando com dezessete vitórias, quatro empates e apenas três derrotas. O ataque do time alviverde era excelente, terminando a competição marcando setenta e um gols e sofrendo apenas dezesseis gols. O Palestra Itália tinha um elenco com nomes importantes, como por exemplo os atacantes Moacyr e Gino Imparato. No meio de campo, o time tinha Frederico, Luizinho e Niginho. A estreia da equipe foi na derrota contra o Corinthians por 2 a 1. O primeiro turno foi muito difícil para o Palestra Itália, com mais derrotas acontecendo, como por exemplo a perca para a Portuguesa Santista por 1 a 0 e para o Albion em casa pelo mesmo placar. Aos poucos o Palestra foi se recuperado, tendo boas vitórias, em uma ótima sequencia nas vitórias contra Luzitano, Jabaquara e Nacional. Todos os triunfos foram por goleada, com muitos gols marcados pelo clube alviverde.
Mesmo vencendo a maioria das partidas, o primeiro turno acabou ficando para o Corinthians. Apesar disso já ficava claro que o Palestra Itália era a equipe favorita para triunfar no segundo turno. Houveram dois empates em clássicos, contra o Corinthians e contra o São Paulo. Novas goleadas aconteceram, nas vitórias contra o Luzitano, Jabaquara e o Estudantes. Dentro do Parque Antarctica o Palestra Itália fez um jogo épico na vitória por 4 a 0 contra o Santos. Com o título do segundo turno, a final do campeonato paulista foi decidida em três jogos. No primeiro jogo no Parque Antarctica a vitória foi do alviverde por 1 a 0, gol marcado por Frederico. A segunda partida disputada no Parque São Jorge acabou ficando no empate sem gols. A decisão ficou para a terceira partida, e o Derby foi vencido pelo Palestra Itália por 2 a 1. Já no primeiro minuto Luizinho abriu o placar para os palestrinos. Nove minutos depois Moacyr aumentou o marcador. Filó diminuiu para o Corinthians mas não foi o suficiente. Mais uma vez o Palestra Itália vencia o torneio estadual.
Comentários
Postar um comentário