5 vezes que o Palmeiras derrotou o Santos em finais

Palmeiras e Santos é uma rivalidade antiga, que teve o seu grande momento nos anos sessenta, quando Pelé e Ademir da Guia se enfrentavam pelos gramados paulistas. Os dois clubes foram os que mais venceram torneios nacionais e estaduais naquele período, mas apesar disso se enfrentaram em apenas uma única final. Foi na última década que a rivalidade retornou, com as duas equipes disputando finais e tendo várias rivalidades criadas entre os jogadores. O Palmeiras leva larga vantagem de vitórias, e sendo assim, vamos listar as principais vitórias palmeirenses.

1-) Copa do Brasil 2015


O Palmeiras estava vindo de uma revolução dentro do clube, com a Crefisa começando a patrocinar o clube e o Allianz Parque sendo usado mais vezes, ficando cada vez mais com a cara do time alviverde. O Palmeiras havia investido bastante na equipe, trazendo diversos jogadores conhecidos e talentosos, entre eles, Dudu. No começo da temporada os palestrinos perderam a final do campeonato Paulista nos pênaltis, e encontrava na Copa do Brasil a chance de uma revanche. Além disso, havia uma rivalidade entre os jogadores, com muitas provocações do atacante santista, Ricardo Oliveira. A disputa foi concluída nos pênaltis no Allianz Parque, após ótima atuação de Dudu. Com o goleiro Fernando Prass batendo a última cobrança, o Palmeiras se tornava campeão da Copa do Brasil.

2-) Libertadores da América 2020


No ano da pandemia e com os estádios vazios, tivemos dois clubes brasileiros chegando a final do principal campeonato da América do sul. O Santos não era o favorito, mas sendo treinado por Cuca, tinha no atacante Marinho a esperança de vitória. Do outro lado, o Palmeiras chegava forte com o técnico português Abel Ferreira. A final foi no Maracanã e não tivemos um bom jogo, já que os dois time se trancaram na defesa e fizeram poucas ações ofensivas, Mas no final da partida o treinador Cuca foi expulso, e no lance seguinte, Rony cruzou uma bola na área, já nos acréscimos, e então o atacante Breno Lopes cabeceou e balançou as redes, dando o título da Libertadores ao Palmeiras.

3-) Campeonato Paulista 1959


Esse campeonato foi tratado como o super campeonato Paulista, devido aos bons times envolvidos e os craques que estavam jogando. A final foi disputada em duas partidas, e por fim houve um jogo de desempate no Pacaembu, onde seria decidido quem seria o campeão Paulista. O Santos trazia Pelé como seu principal jogador, ainda muito novinho, enquanto o Palmeiras tinha o craque Julio Botelho no elenco. A partida decisiva acabou sendo jogada apenas em 1960, com Pelé abrindo o placar logo no inicio. O Palmeiras, hoje conhecido como o time da virada, virou o jogo. Ainda no final do primeiro tempo, dois gols seguidos marcados por Julinho Botelho e Romeiro garantiram o título paulista para a equipe palmeirense.

4-) Campeonato Paulista 2024


Os dois clubes voltaram a se encontrar na final do campeonato paulista da atual temporada, com o Santos estando prestes a jogar a Série B do campeonato brasileiro. Para os santistas, chegar a final era uma vitória e poder derrotar o Palmeiras de Abel Ferreira seria um feito épico. Na primeira partida o Palmeiras jogou muito mal e foi derrotado na Vila Belmiro por 1 a 0. No Allianz Parque os palmeirenses partiram para cima e conseguiram reverter o placar na vitória por 2 a 0, com gols de Raphael Veiga de pênalti e Aníbal Moreno no segundo tempo. Mais uma vez, o Palmeiras se sagrava campeão em cima do Santos.

5-) Campeonato Brasileiro 2016


Após as duas final disputadas entre as duas equipes em 2015, a rivalidade entre Palmeiras e Santos estava cada vez maior. As duas equipes acabaram também disputando o título do campeonato brasileiro. Mesmo sendo por pontos corridos e não termos uma final, o torneio foi emocionante, pois o Palmeiras estava quebrando um jejum sem título do Brasileirão após vinte e dois anos sem vencer. No combate entre as duas equipes, um empate em 1 a 1 no Allianz Parque e uma vitória santista na Vila Belmiro por 1 a 0. Ainda assim, no saldo final do campeonato, o Palmeiras foi campeão brasileiro com 80 pontos, enquanto o Santos ficou em segundo lugar, conquistando 71 pontos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense