Palmeiras 1x0 Fluminense(Torneio dos campeões 1982)
O futebol de antigamente não era para amadores, com muitos torneios sendo criados com o objetivo de terem novos campeões e movimentar o calendário nacional. Sendo assim, em 1982 foi realizado o torneio dos campeões, que reunia todos aqueles times que já haviam conquistado o campeonato brasileiro. O Palmeiras, que antes da unificação, possuía dois troféus nacionais, foi um dos participantes. Em sua primeira partida teve que enfrentar o Fluminense, que contava em seu elenco nomes como o de Amauri e Zezé Gomes. Do outro lado o time alviverde vivia a fase pós segunda academia, sendo o inicio de anos muito complicados para o clube.
O Palmeiras tinha como camisa cinco o volante Rocha, que tinha bom passe e marcava bem também, sendo um dos mais habilidosos da equipe. Também estava no elenco o craque daquela geração, o atacante Jorginho. Logo o inicio em cobrança de falta, Rodrigues quase abriu o placara para o time alviverde. O Fluminense responde com o atacante Vargas, perdendo uma clara chance gol no ataque. O Palmeiras seguiu atacando e o atacante Enéas recebeu um passe em profundidade, mas na finalização acabou chutando longe do gol do adversário. Para piorar as coisas, o zagueiro Luis Pereira, sim ele mesmo, acabou sendo expulso, deixando o time paulista com apenas dez homens em campo. Ainda assim o Palmeiras ainda teve uma chance de cabeça com Nenê. Na primeira etapa a partida acabou ficando empatada em 0 a 0.
Mesmo jogando com um homem a menos, o Palmeiras seguiu tendo as melhores ações da partida, seguindo com as melhores chances do jogo. A partida foi disputada no Parque Antarctica, contando com um público de 19 mil pessoas. A equipe palmeirense era treinada pelo técnico Paulinho de Almeida, que colocou o time para atacar. Com isso, em um lance de garra e recuperação, saiu o primeiro gol palmeirense. O zagueiro Vargas recuperou uma bola e partiu com ela para o ataque, até tocar para Carlos, que ajeitou a bola para Jorginho bater forte no canto do goleiro, balançando as redes. Jorginho ainda poderia ter feito mais, e seria um golaço. A zaga do Fluminense perdeu a bola no meio de campo, então Jorginho recuperou a bola e partiu com ela tendo apenas o goleiro em sua frente. O atacante chutou rasteiro antes da grande área e a bola passou raspando pela trave inferior. Talvez tivesse sido melhor ele ter conduzido mais a bola. Ainda assim, o Palmeiras conseguiu segurar o placar e conquistou uma ótima vitória contra o Fluminense.
Comentários
Postar um comentário