Minhas Libertadores- Libertadores de 1999

Eu estava com doze anos quando começou o ano de 1999, vivendo uma época muito boa torcendo para o Palmeiras, já que vivíamos a fase da Parmalat em seu auge. Quando pequeno já havia comemorado dois títulos nacionais e até mesmo chorava quando meu time perdia. Talvez essa fase da vida de uma pessoa é onde ela torce de forma verdadeira pelo seu time. Não existe malicia, tudo é mágico e acreditamos em cada jogador, e assim vivemos intensamente o ato de torcer para um clube de futebol. Comigo não era diferente, sendo um palmeirense fanático, queria sempre ver o verdão ser campeão. É com muito carinho que me lembro da Libertadores da América de 1999, o ano em que pela primeira vez o Palmeiras foi campeão desse campeonato.


Não podemos negar, os times brasileiros não ligavam muito para a Libertadores, e isso acabou mudando quando o São Paulo começou a ganhar. A partir de então, a Libertadores acabou sendo um alvo para todos os times do Brasil. O Palmeiras já havia batido na trave em anos anteriores, onde me lembro da partida em que perdemos para o São Paulo em 1994. Mas havia uma nova chance e a equipe liderada pelo Felipão tinha boas chances de título. A primeira fase foi difícil para nós, com um grupo complicado. Me lembro da partida de estreia, contra o Corinthians em pleno Morumbi. Da minha cada em São Bernardo pude ver Galvão Bueno narrando a partida em sua melhor fase, acompanhado de dois pagodeiros para comentar o jogo. No apagar das luzes, Arce fez o gol da vitória. O restante das partidas dessa primeira fase acabei acompanhando o resultado apenas no dia seguinte, não conseguindo ver nenhuma partida. Naquele tempo era complicado ter acesso a outra transmissão qe não fosse televisionado, e nem todas as partidas eram.

Contra o Vasco também não assisti, pois mesmo com as partidas passando na televisão, em casa eu não podia ficar assistindo jogo de futebol até tarde da noite. Pois é, regras são regras. Ainda assim, fiquei contente em saber que o Palmeiras arrebentou com uma apresentação de gala do Alex, garantindo passagem para a próxima fase. Nas quartas de final foi a vez do Corinthians. De novo, com doze anos, você acompanha os seus pais onde eles estão. Pelo menos era assim antigamente. Me recordo de saber que o Palmeiras tinha conseguido ótima vantagem na primeira partida. Com o resultado, nem liguei muito para a partida de volta, mas ainda assim deu para chegar em casa no fim do jogo e ver o Palmeiras eliminar o rival nos pênaltis. Foi a partir das semi finais que percebi a grandeza da Libertadores e como o Palmeiras estava perto de ter uma grande conquista. A semi final foi contra o River Plate. Como não lembrar daquele jogo sensacional no Parque Antarctica na segunda partida? Da sala da minha casa comemorei os gols do Alex, que garantiram passagem para a decisão. Assistindo o Globo esporte, vi que o Palmeiras perdeu a partida de ida, mas acreditava na virada. E que final no Parque Antarctica, quantas emoções. O time alviverde com gol de Evair, de novo ele, estava na decisão por pênaltis. Quando Zinho perdeu a primeira cobrança, achei que não tínhamos mais chances. Mas no gol tinha Marcos. Quando Zapata bateu para fora, junto com as torcida e com os jogadores pela televisão, pude gritar que o Palmeira era campeão da Libertadores da América de 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O efeito Endrick na reta final do Brasileirão

Palmeiras X Boca Juniors- Semi final Libertadores da América 2023

5 influencers da Mídia palestrina