Roberto Gomes Pedrosa 1969

O torneio nacional seguia com o nome de Roberto Gomes Pedrosa, sendo organizado pela CBD, que mais tarde viria a se tornar a CBF. A competição dessa temporada trouxe dezessete clubes. O regulamento colocava os clubes em dois grupos separados na primeira fase, onde os times iriam se enfrentar em um turno único. Os dois time de cada grupo melhores classificados seguiam para o quadrangular final, onde novamente em turno único o time que marcasse mais pontos se sagraria campeão. A equipe do Palmeiras chegava com um ótimo elenco, a famosa Academia, contando com nomes como César Maluco, Ademir da Guia e Dudu. Durante todo o campeonato, o Palmeiras mostrou ser a melhor equipe, faturando assim mais um título nacional em sua história.


Mas se engana quem pensa que foi fácil a campanha palmeirense, que acabou começando muito mal, perdendo diversas partidas no inicio do torneio, conquistando apenas um ponto. Mas o treinador Rubens Minelli aos poucos começou a ajustar o ataque e os resultados começaram a aparecer, com César Maluco vindo a liderar o ataque palmeirense, fato que lhe rendeu muitos gols. Com isso o Palmeiras começou a ganhar uma longa série de partidas, ficando nesse novo ciclo com nove vitórias, que levou os palestrinos a ficarem na primeira posição do grupo A, com um ponto na frente do Botafogo. Outras equipes que fizeram parte do grupo foram Atlético-MG, Fluminense, Grêmio, Bahia, São Paulo, Coritiba e Vasco. Os dois times classificados acabaram sendo o Palmeiras como líder e o Botafogo na segunda colocação, com o Atlético-MG em terceiro lugar quase conseguindo abocanhar uma vaga para o quadrangular final. Entre os grandes jogos tivemos um onde o Palmeiras goleou o Grêmio por 4 a 1.

O campeonato seguiu então para o quadrangular final, onde o Palmeiras se uniu a um grupo que era formado pelo Botafogo, Cruzeiro e o rival Corinthians. A primeira partida foi entre os rivais paulistas, que acabou terminando em um empate sem gols em pleno Morumbi. Lembrado que os corintianos estavam vivendo a épica de um grande jejum sem títulos. Em seguida, O Mineirão viu Cruzeiro e Palmeiras empatando por 1 a 1, com César Maluco abrindo placar, mas Palhinha empatando logo em seguida. A rodada final aconteceu com Corinthians, Cruzeiro e Palmeiras tendo chances de serem campeões, o que fez dessa rodada final algo emocionante. Jogando em casa o Cruzeiro derrotou o Corinthians e torcia por uma derrota palmeirense. Mas isso não aconteceu, já que jogando em São Paulo, no Morumbi, o Palmeiras derrotou o Botafogo pelo placar de 3 a 1, garantindo assim mais um título nacional. Os gols foram marcados por César Maluco, grande destaque da equipe, e por Ademir da Guia, o melhor jogador do time, que fez dois gols. Por fim, o título palmeirense marcou o fim da primeira Academia e o inicio da segunda Academia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense