Leivinha, o talentoso meio campista da Academia
É inegável que a equipe do Palmeiras nos tempos da Academia renderam grandes jogadores que acabaram ficando na história do clube. Um desses atletas é Leivinha, que quem assistiu jogar sabe que era um talento puro, tanto que foi um daqueles que trocou o Brasil pelos gramados europeus naqueles anos. Leivinha não começou a sua carreira na Barra funda, primeiro ele iniciou a sua carreira jogando pelo Linense em 1965 e depois passando pela Portuguesa, onde jogou de 1966 até o ano de 1971, quando integrou o elenco do Palmeiras, sendo um dos principais nomes da segunda Academia palmeirense, que encantou o Brasil na década de setenta.
Quando chegou ao time alviverde em 1971, Leivinha teve sua estreia contra o Guarani, e já chegou mostrando que tinha talento, ao marcar seu primeiro gol pelo clube. Atuando no meio de campo, ele vestiu a camisa alviverde por cinco temporadas, que o levaram a ser destaque no Brasil, o levando até para a seleção brasileira, quando disputou a Copa do mundo de 1974. Uma outra boa característica do jogador era o seu ótimo cabeceio, que logo fizeram com que Zagalo olhasse para ele com bons olhos com a amarelinha. Outras qualidades de Leivinha eram sua velocidade, passes precisos e uma ótima visão de espaço dentro de campo, compondo assim aquele setor junto com Dudu e Ademir da Guia. Já na sua primeira temporada, Leivinha balançou as redes quatorze vezes, mas em 1972 ele já adaptado marcou trinta gols pelo Palmeiras. Além disso, era muito difícil vê-lo fora das partidas pelo clube, sendo um atleta que a equipe sempre poderia contar.
Falando em título, Leivinha viveu uma época gloriosa, além de que no período em que esteve no Palmeiras, nunca viu o rival Corinthians ganhar um campeonato. A segunda Academia mandava no futebol nacional, e com Leivinha o Palmeiras conquistou o bi campeonato brasileiro, nos anos de 1972 e 1973. O bi campeonato também veio pelo campeonato Paulista, sendo que em 1974 a partida final foi contra o Corinthians. Após ter estado no elenco da seleção brasileira em 1974, Leivinha acompanhou o Palmeiras no torneio Ramón de Carranza em 1975, com o time brasileiro fazendo uma campanha memorável. O Palmeiras se sagrou campeão do torneio europeu, com Leivinha fazendo gol na final contra o Real Madrid. Após um campeonato com troféu alviverde, Leivinha foi um dos destaques da equipe, e assim ele acabou sendo contratado pelo Atlético de Madrid, nem vindo mais para o Brasil como jogador palmeirense. Leivinha partiu junto com Luís Pereira para Madrid e juntos venceram o campeonato espanhol em 78-79. Leivinha ficou marcado como um dos grandes nomes do Palmeiras, terminando o seu ciclo com 268 partidas, marcando 108 gols pelo time alviverde.
Comentários
Postar um comentário