Never give up, a mentalidade vencedora do Palmeiras do Abel Ferreira

Quem já leu o livro do técnico Abel Ferreira, já sabe. O português sempre tem uma frase motivacional que traz um rumo para os seus jogadores. "Todos somos um", "Ninguém vai tirar o que é nosso" e tantas outras frases já foram ditas por Abel. Mas nessa arrancada palmeirense do título do campeonato brasileiro 2023, em uma das coletivas o português recebeu uma pergunta. Como que Abel havia conseguido reerguer e motivar novamente os seus jogadores para a reta final do Brasileirão. Ele disse aos jornalistas que não deixaria de acreditar, se seus atletas também acreditasses. É então que ele fala a respeito do "Never give up", traduzindo, "Nunca desistir". Abel disse que essa é sua mentalidade, não apenas para o futebol, para a a vida. Vamos falar mais sobre isso nesse texto. 


Mas o que seria "Never give up"? É um estilo de vida de não desistir jamais, seguir acreditando até o fim. Enquanto que para muitos já havia a certeza do título do Botafogo, e até mesmo Abel dizia que o clube carioca tinha tudo para ser campeão, ele tinha a sua mentalidade de não desistir ativada em sua mente. Ele revelou que internamente ele e seus jogadores não deixaram de acreditar em nenhum momento, pois eles sabiam que era possível se recuperar. O que vimos foi uma remontada, com o Palmeiras conseguindo ultrapassar os quatorze pontos de vantagem do Botafogo. No final, o Palmeiras se sagrou campeão e os cariocas ficaram na quinta colocação, com os palmeirense colocando agora seis pontos de vantagem dos botafoguenses. Isso foi algo incrível e que ficara na história do Brasileirão. O nome disso é "Never give up". Assistir os vídeos do Abel e suas preleções é uma energia de ânimo para qualquer pessoa e suas coletivas são um aprendizado, pois o português não fala apenas sobre o jogo, mas fala sobre a vida.

Podemos ver o momento onde o time foi quebrado, mas se reestabeleceu, conseguindo se manter firme, no momento de maior crise de Abel Ferreira no Palmeiras. Isso aconteceu quando o time foi eliminado pelo Boca Junior em casa no pênaltis pela Libertadores da América. Ali parecia que seria o fim da temporada, que o único objetivo era o de garantir presença no G-4. Mas Abel entrou em cena com o "Never give up". Após o time perder para o Santos e para o Atlético-MG em casa, o treinador foi bombardeado de todos os lados, sendo muito criticado. Mas era hora de se reerguer, então o Palmeiras se levantou e goleou o São Paulo por 5 a 0. Em seguida veio uma boa sequencia de vitória e a incrível virada contra o Botafogo, quando o time perdia por 3 a 0 e virou para 4 a 3 no último lance do jogo. Até que o time perdeu para o Flamengo no Maracanã por 3 a 0. A equipe poderia ter derretido, mas nada disso, o treinador se chateou com a derrota, mas o "Never give up" entrou em cena novamente. Na próxima partida do torneio, 3 a 0 em cima do Internacional e o time seguia na briga pelo título. O último ato dessa resiliência foi no empate com o Fortaleza, quando a equipe estava com um a menos e mesmo assim conseguiu sair do nordeste com igualdade no placar. Em uma ano com duas contratações, muitas contusões e eliminações, o Palmeiras faz uso do "Never give up" para conseguir se tornar campeão brasileiro de 2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O efeito Endrick na reta final do Brasileirão

Palmeiras X Boca Juniors- Semi final Libertadores da América 2023

5 influencers da Mídia palestrina