Zinho, o colecionador de títulos

Se existe um jogador que tem a fama de campeão por onde passa, esse jogador se chama Zinho. Jogando no meio de campo, ele vestiu  a camisa onze do Palmeiras em duas passagens de sua carreira, e em todas elas, levantando troféu de campeão. Além disso, Zinho fez história em outros clubes, sendo também campeão. Mas não podemos negar e o maior título de sua carreira foi com a seleção brasileira, a Copa do mundo de 1994, quando apesar de tantas criticas, se manteve como titular durante toda competição, deixando o seu nome entre os atletas campeões do mundo. Jogando pelo Palmeiras, ele fez 298 partidas, tendo marcado 74 gols. 


A carreira do Zinho começou no Flamengo, já que ele veio da categoria de base do clube carioca. Nos anos oitenta ele teve a oportunidade de jogar ao lado de nomes como Zico, Andrade e Leandro. Após conquistar vários títulos, o atleta chamou a atenção da Parmalat, que estava querendo montar um time de vencedores, para quebrar o jejum de títulos palmeirense. Aceitando o desafio, Zinho se transferiu para o clube paulista em 1992. Sendo um dos lideres da equipe, ele contribuiu para o Palmeiras chegar na final do campeonato paulista daquele ano, mas infelizmente o time perdeu a partida final. No ano seguinte, chegou outros grandes jogadores para compor o elenco, aumentando as chances da equipe de quebrar o jejum. Isso aconteceu em 1993, com Zinho marcando gol na final contra o Corinthians, e assim o Palmeiras vencia um campeonato depois de tantos anos. Até hoje em suas entrevistas, Zinho diz que o Paulista de 1994 tem um gosto especial na sua vida, se comparando com a copa do mundo que ele venceu no mesmo ano pelo Brasil.

Nos seus primeiros dois anos de clube, Zinho conquistou dois campeonatos nacionais e dois estaduais, chamando a atenção da Ásia. Assim, Zinho partiu para jogar no Japão, no inicio da J-League, até que decidiu retornar ao Palmeiras em 1997, querendo também uma oportunidade para poder retornar a jogar uma copa pelo Brasil. A convocação não veio, mas outros títulos vieram com o time palmeirense. Logo de cara, em 1998, veio a Copa do Brasil, para que no ano seguinte viesse a grande conquista da América. O Palmeiras tinha uma obsessão de ganhar a Libertadores e isso aconteceu em 1999, com Zinho sendo um dos protagonistas do time. Antes do troféu, um susto, pois na disputa de pênaltis ele acabou perdendo a primeira cobrança. No final tudo deu certo, o Palmeiras foi campeão e Zinho marcava presença em mais um fato importante da história palmeirense. O atleta acabou deixando o time em 2003, após o Palmeiras ser rebaixado. Mesmo com muitos achando que ele é flamenguista, não podemos negar que Zinho tem o seu nome na história do Palmeiras, estando presente nas principais conquistas do clube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense