Campeonato Paulista 1933

Em 1933, ainda com o nome de Palestra Itália, o clube alviverde conseguiu vencer mais uma vez o torneio estadual, que era um dos campeonatos mais importantes do Brasil, tanto devido ao nível financeiro como também do nível técnico. O campeonato daquele ano foi organizado pela federação paulista de esportes atléticos, contando com oito clubes participando. O campeonato de 1933 acabou sendo o primeiro torneio estadual a ser feito de forma profissional e o segundo a nível nacional, seguindo o exemplo do Torneio Rio-São Paulo. A ideia era profissionalizar o futebol brasileiro, separando as coisas entre amador e profissional. Isso gerou muitas discussões e muitos rachas, mas o Paulista de 1933 começou uma nova Era no futebol paulista.


Muitas coisas interessantes aconteceram para o Palestra Itália, como por exemplo a maior goleada do clássico contra o Corinthians, com uma vitória palestrina por 8 a 0.O impacto da goleada foi tata que o Corinthians teve que demitir o presidente do clube. O regulamento colocava as oito equipes para disputarem o torneio em pontos corridos, com dois turnos. A equipe que conseguisse marcar mais pontos seria o time campeão. Nos quatorze jogos disputados, o Palestra Itália venceu por doze vezes, empatou uma e perdeu também apenas por uma única partida. O ataque alviverde também foi sensacional, com o time marcando quarenta e oito vezes e sofrendo apenas treze gols. No primeiro turno a equipe palestrina perdeu apenas uma única vez, para a Portuguesa. Mas por outro lado, fez grandes jogos, vencendo o Corinthians por 5 a 1, Santos por 3 a 1 e em outra partida de destaque o São Paulo da floresta por 3 a 2.

No segundo turno do campeonato, o Palestra Itália não perdeu mais nenhuma vez, e foi nesse momento que fez a clássica goleada contra o Corinthians por 8 a 0. Também tiveram outras goleadas, como o 5 a 0 contra o Sírio e o 5 a 0 contra o Ypiranga. Nesse segundo turno o time alviverde sofreu apenas quatro gols, algo incrível para um torneio com tantas partidas, em uma época em que a marcação não era tão forte. A partida que deu o título para o Palestra Itália foi contra o São Paulo da floresta, em jogo disputado no Parque Antarctica, com um público de 30 mil pessoas. Avelino marcou o gol que deu a vitória para o Palestra Itália, garantindo assim o quinto título do clube alviverde. No final do campeonato o Palestra Itália terminou com vinte e cinco pontos, dois a mais que o segundo colocado, o São Paulo da floresta. Como principais nomes do time temos nomes como o goleiro Nascimento e a linha de frente do ataque formado por Gabardo, Romeu, Lara e Imparato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O efeito Endrick na reta final do Brasileirão

Palmeiras X Boca Juniors- Semi final Libertadores da América 2023

5 influencers da Mídia palestrina