Palmeiras e Parmalat, uma parceria de sucesso

Uma das grandes parcerias de sucesso do futebol brasileiro foi nos anos noventa, entre Palmeiras e a empresa italiana Parmalat. Antes dessa parceria entre clube e empresa, não havia grandes patrocínios no futebol nacional, e após esse investimento da Parmalat no clube alviverde, diversos outros times foram em busca de fecharem contratos onde empresas contratariam grandes jogadores para os times. A dupla formada entre a empresa italiana e o clube brasileiro produziu muitos títulos e também muitos lucros para a Parmalat, que passou a ter a sua marca conhecida em todo o Brasil. Unindo o útil ao agradável, vamos falar desse patrocínio que mudou a vida do Palmeiras.


Antes de falarmos do inicio da parceria, precisamos falar um pouco sobre a italiana Parmalat, que desde a sua criação, em 1961, o dono Calisto Tanzi tinha o objetivo de ser conhecido como o magnata do leite. Como uma forma de fazer a marca conhecida, e empresa começou apostando em diversos esportes, e o primeiro deles foi nos anos setenta, através dos carros da Formula 1, com a equipe Brabham, pilotada por Nelson Piquet. Anos depois, o seguindo passa, ao participar d cogestão do time Parma, trazendo muitos ativos para o clube italiano. Aos poucos a marca de leite fazia o seu nome conhecido pelo mundo, patrocinando diversos clubes de futebol, até o momento que chegou a vez do Brasil, tendo como alvo o Palmeiras. O time alviverde vivia uma seca de títulos, e a pressão aumentava a cada temporada sem vitórias. Com a liderança de José Carlos Brunoro, o time paulista assinou um contrato de cogestão com a Parmalat. O contrato ia além de apenas ter a marca da empresa na camisa, pois a Parmalat injetou muito dinheiro no clube, além d administrar o departamento de futebol do Palmeiras junto com os dirigentes do clube. 

A Parmalat chegou ao Palmeiras em 1992 e a sua primeira ação foi mudar a camisa do time. Antes, a camisa totalmente verde, recebeu um banho de leite, colocando listras brancas na camisa, que acabou se tornando um dos uniformes mais icônicos do futebol brasileiro. Com a injeção de grana, a Parmalat contratou muitos craques, começando trazendo Evair, artilheiro que fazia sucesso na Itália. Apesar do primeiro ano sem títulos, já era possível ver melhorias na administração do clube, e para 1993 o time ganhou um novo elenco, com os mais talentosos jogadores do Brasil. Chegaram Edmundo, Edilson, Rivaldo, Roberto Carlos e tantos outros ao longo dos anos. Com isso, o Palmeiras quebrou o jejum de troféu em 1993, ao ganhar o campeonato paulista. Em seguida tivemos tanto o bi campeonato paulista como também o bi campeonato brasileiro. Foi na gestão Parmalat que o clube teve o ataque dos 100 gols em 1996 e o principal título da gestão, a Libertadores da América de 1999. Após oito anos, a parceria se encerrou no ano 200, não sendo uma conclusão boa para nenhuma das partes. O Palmeiras iniciou a Era do bom e barato, vendo o time caindo para a segunda divisão anos depois. A Parmalat acabou sendo investigada, sendo revelado muitos escândalos, com a marca decretando falência em 2003. Ainda assim, a parceria foi um sucesso, com ambos ganhando muito com esse patrocínio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O efeito Endrick na reta final do Brasileirão

Palmeiras X Boca Juniors- Semi final Libertadores da América 2023

5 influencers da Mídia palestrina