Crise no Sub-20 palmeirense?

Não é segredo para ninguém que vivemos um dos melhores anos da categoria de sabe do Palmeiras, que não era muito tradicional, preferindo sempre investir em jogadores prontos do que apostas nos garotos dos juniores. Nos últimos anos muitos títulos aconteceram nas mais diversas categorias, seja do Sub-15 ao Sub-20, o Palmeiras conquistou títulos. A categoria mais próxima dos profissionais sem dúvida é o Sub-20, que se trata de um passo para jogar na equipe principal do Palmeiras. Acontece que em 2023 as coisas não tem saído muito bem para os garotos, que ainda não conquistaram títulos, perderam o treinador vencedor e de forma muito ruim, perdeu a final do campeonato brasileiro nos pênaltis para o Flamengo.


Um dos grandes motivos para o avanço do Sub-20 e suas conquistas vinha do banco de reservas, com o treinador Paulo Victor Gomes, que colecionou troféus em sua passagem pelos juniores do Palmeiras, trabalhando com grandes nomes como Danilo, Gabriel Menino, Endrick, entre outros. Com um grande mar de oportunidades, ele preferiu ir ser auxiliar fora do país, deixando um grande legado no clube alviverde. O problema é que a equipe sofreu muito com sua saída. Um outro fator negativo foi a saída do volante Pedro Lima, que até agora não consigo entender o motivo de sua transferência ao mercado inglês, sem que ele viesse a ter chances com Abel Ferreira. Pedro Lima era o que dava ritmo as jogadas da equipe, e vejo que a sua ausência foi o principal motivo de não termos conquistado o campeonato brasileiro. Ele foi o grande nome na semi final contra o Corinthians e tinha tudo para ser um dos craques do brasileirão Sub-20. Antes do Brasileirão, a equipe acabou sofrendo uma eliminação precoce na Libertadores da América desse ano na primeira fase.

Após uma ótima campanha no torneio nacional, onde eliminamos o Corinthians com uma goleada em casa e depois uma vitória em pleno Neo Química, estávamos novamente na final contra o Flamengo, repetindo o confronto do ano passado. Para reforçar o time, Abel Ferreira liberou Kevin para jogar no time Sub-20, encerrando assim o seu ciclo na categoria. O tão pedido pela torcida no time profissional, não jogou bem, e acabou não sendo efetivo para o time. Sendo assim, tivemos a decisão indo para os pênaltis. Infelizmente, o zagueiro Ian quis bater uma cobrança com paradinha, algo proibido. Com sua cobrança anulada, o Palmeiras perdeu o troféu nacional. Entramos em crise? Não da para chamar um vice campeonato nacional sendo perdido nos pênaltis como uma crise. Mas precisamos abrir os olhos, pois não podemos deixar a torneira secar, nos mantendo no topo das categorias de base, buscando revelar novos talentos, Ian foi infeliz, ainda é garoto, mas não poderia fazer o que fez. Com Pedro Lima fora e Kevin entre os profissionais, precisamos buscar alternativas, até porque ainda temos mais um torneio esse ano, o campeonato Paulista Sub-20. Que possamos garantir esse troféu, pata não terminarmos a temporada com um gosto amargo de frustração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense