Troféu Ramón de Carranza 1975

O Palmeiras retornava para a Espanha para disputar o tradicional torneio de 1975, onde era o atual campeão. Dessa vez, o time brasileiro teria adversários diferentes, entre eles, o poderoso Real Madrid. Os outros clubes participantes foram o espanhol Real Zaragoza e o russo Dínamo de Moscou. O time alviverde era a equipe a ser batida, pois já havia conseguido títulos nesse contexto de competição. Apesar de algumas mudanças dentro do elenco, o Palmeiras tinha ótimos jogadores, mantendo a espinha dorsal do time, contando com o goleiro Leão, os meio campista Ademir da Guia e os atacantes Leivinha e Nei. Em 1975, o Palmeiras conquistava o tri campeonato do Ramón de Carranza.


O jogo de estreia foi contra a equipe da casa, o Real Zaragoza, e como todo jogo de estreia, foi uma partida tensa, mas com o Palmeiras demonstrando uma superioridade. O gol da vitória palmeirense saiu apenas no segundo tempo, com Ademir da Guia conseguindo balançar as redes, colocando o time dentro da final do torneio, onde iria enfrentar o time do Real Madrid. A equipe madrilena havia vencido na semi final o Dínamo de Moscou por 2 a 1, com gols marcados por Netzer e Velásquez. Além de contar com Netzer como um dos destaques, o Madrid também trazia no seu elenco nomes como Breitner, que junto com Netzer haviam acabados de se tornarem campeões da Copa do mundo pela Alemanha. Uma curiosidade, o famoso treinador Vicente Del Bosque fazia parte do elenco madrileno nessa grande final entre espanhóis e brasileiros. Dino Sani era o treinador palmeirense, que colocou o melhor que tinha em mãos para disputar a partida final.

Quem abriu o placar foi o Palmeiras, após uma ótima construção no ataque, que terminou com Leivinha deixando Edu n acara do gol, que não perdoou, com um chute marcou o primeiro gol da partida. O ritmo mais forte e mais envolvendo dos brasileiros deixavam os espanhóis sem reação. Leivinha era o nome do jogo, e partindo em uma jogada individual vindo do meio do campo fez o segundo gol do jogo. O Palmeiras seguiu no ataque e o atacante Itamar sozinho dentro da área cabeceou, marcando o terceiro gol palmeirense. O Real Madrid ainda conseguiu diminuir o placar em um gol marcado por Breitner, mas não foi o suficiente para alterar o cenário da partida. O título de 1975 marcou a hegemonia do Palmeiras nos gramados espanhóis, o que fez com que Luis Pereira e Leivinha fossem negociados com o Atlético de Madrid. O troféu conquistado no Troféu Ramón de Carranza foi o terceiro do clube, o que levou o Palmeiras a se tornar a equipe brasileira com o maior número de títulos na Espanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O efeito Endrick na reta final do Brasileirão

Palmeiras X Boca Juniors- Semi final Libertadores da América 2023

5 influencers da Mídia palestrina