Resumo da temporada 1988

Vamos falar a respeito da temporada de 1988 do Palmeiras, que seguia em mais um ano onde a pressão por títulos acontecia, tanto por parte dos torcedores querendo um troféu, como por parte das brincadeiras dos rivais. Se formos falar sobre porcentagem e aproveitamento, o time teve um ano ruim, onde terminou com uma porcentagem de 49% e mais uma vez, sem nenhum título conquistado. Em 59 partidas, a equipe venceu e empatou mesmo número de jogos, vinte e duas vezes, além de obter quinze derrotas na temporada. Começamos com o treinador Rubens Minelli, com o acréscimo dos laterais Jairo e do uruguaio César Pereyra, além do retorno de empréstimo de Denys. Com um elenco defasado, a nossa esperança de gols estava com Edu, Manga e Tato.


Foram apenas dois campeonatos disputados pelo clube em 1988, o Campeonato Paulista e a Copa União, que era o torneio nacional da época. No torneio estadual, vinte times foram divididos em dois grupos, para saber no final quem seria o campeão. Com muitos problemas na justiça por conta de times do interior, o regulamento era bastante confuso, pois após a disputa entre os dois grupos, os clubes classificados foram divididos em dois quadrangulares, que eram as semi finais do campeonato. O Palmeiras não empolgava e tinha muitos tropeços com equipes pequenas, e assim, na nona rodada o treinador Rubens Minelli foi demitido, e quem assumiu o seu lugar foi Ênio Andrade. A equipe reagiu e conseguiu se classificar em quarto lugar na primeira fase. No quadrangular final, os times grandes do Estado foram colocados no mesmo grupo. O Palmeiras não foi bem, e no último jogo enfrentou o São Paulo sem chance de classificação, mas podendo eliminar o tricolor. Com um gol de Caçapa, o verdão venceu e eliminava o São Paulo, enquanto que no Pacaembu a torcida corintiana comemorava gritando "Palmeiras, Palmeiras", pois assim garantia passagem para a final.

Seguimos assim para a Copa União, que aconteceu em setembro, após as Olimpíadas de Seul. O regulamento também trazia uma competição realizada em grupo onde os melhores classificados seguiam para a fase seguinte, com outro grupo de times para a disputa. Jairo e César Pereyra saíram do clube, e chegaram os atacantes André e Silvio. O outro atacante era Gaúcho, que havia se destacado jogando pelo Santo André. De forma inacreditável, o Palmeiras ficou em penúltimo lugar na primeira fase do torneio, com uma campanha horrível. Na segunda fase tivemos uma nova chance de classificação, mas novamente o clube teve um desempenho péssimo. Com a equipe precisando de uma combinação de resultados, terminamos o campeonato com uma derrota para o Atlético-MG no Mineirão. Para piorar, perdemos o goleiro Zetti, que muito promissor, acabou quebrando a perna. Lembramos desse jogo porque nas cobranças de pênalti, o atacante Gaúcho assumiu como goleiro, e acabou por defender as cobranças do Zinho e Aldair em pleno Maracanã. Esse foi apenas o único momento de orgulho para os palmeirenses, que terminou o ano com uma das piores temporadas de sua história. Gaúcho terminou o ano como artilheiro do Palmeiras, marcando 13 gols.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O efeito Endrick na reta final do Brasileirão

Palmeiras X Boca Juniors- Semi final Libertadores da América 2023

5 influencers da Mídia palestrina