A importância do camisa 5 para o Palmeiras
Desde a metade da temporada do ano passado, ainda em 2022, já se falava que Danilo interessava ao mercado europeu. O volante veio da categoria de base, após ser trago do nordeste, e se destacou já em sua primeira temporada no time profissional, participando do lance do gol do título da Libertadores de 2020. Danilo com uma visão de jogo enorme, boas passadas em campo e bom tanto na construção como na parte defensiva, colocou o veterano Felipe Melo no banco palmeirense. Após o inicio promissor, com títulos paulista e sul-americano, o volante cresceu ainda mais nas mãos de Abel Ferreira, tanto que saiu no inicio deste ano. Desde estão, o clube segue a busca por um camisa cinco.
Primeiro vamos falar da importância e o que faz um jogador nessa posição. O camisa cinco não é um problema apenas para o Palmeiras, mas é um tipo de jogador difícil de encontrar no mercado mundial. Esse tipo de volante é aquele da inicio na construção de jogada, sendo o cara que pega a bola e passa para o meio campista começar a armar a equipe. Além disso, o camisa cinco também é o jogador que encontra caminhos dentro do jogo. Ele pode ser aquele que com um passe, abre o jogo pelas laterais. Defensivamente, esse estilo de volante também é importante, pois é a primeira linha de defesa antes da bola chegar na zaga. Danilo era completo em todas essas funções, já que conseguia roubar a bola e já armar uma jogada ofensiva para o Palmeiras. Hoje, a posição ficou a cargo do Zé Rafael, que conseguiu dar conta do recado mesmo com algumas dificuldades. Mas precisamos lembrar, ele não é um atleta dessa posição, e por isso, erros vão acontecer. Para termos um exemplo de estilo, Danilo era o cara que acelerava o jogo, enquanto Zé Rafael conduz mais a bola, o que pode gerar contra ataque. Por isso, Zé Rafael é melhor como um oito do que como um jogador da posição cinco.
Vamos falar agora da situação do clube, que relacionado a diretoria e contratações, é péssima. Esse ano já falei por aqui sobre Anderson Barros, que de forma inacreditável, não consegue contratar ninguém. Se desde o ano passado já se sabia que Danilo iria sair, por quê não contrataram um jogador para posição já naquele ano? Pois assim a transição seria mais simples. Desde o inicio dessa temporada se fala sobre o tal camisa cinco, e todas as vezes Anderson Barros diz que não é fácil, isso quando não usa a famosa frase, "Valores assustam". O próprio Abel já cobrou o volante para a diretoria, dizendo que bons resultados custam caro e se queremos vencer, precisamos investir. Primeiro tivemos a chance de contratar Allan do Atlético-MG, e hoje ele esta no Flamengo. Andrey foi sondado, e hoje está no Chelsea após alguns meses no Vasco. Jean Lucas foi para o Santos. Já surgiram nomes como Fernando, Wallace e o último foi Wendell. E de forma incrível, nenhum deles foi contratado. A última cartada é no argentino Aníbal Moreno, do Racing. Se queremos vencer a Libertadores, é de extrema importância que o Palmeiras contrate um camisa cinco se qualidade, pois a temporada depende disso.
Comentários
Postar um comentário