5 aprendizados das coletivas do Abel Ferreira

Uma das coisas que sempre gostei de assistir foram as coletivas dos treinadores de futebol. Gosto como cada um tem que lidar com diversos jornalistas e suas perguntas afrontadoras após uma partida de futebol. Quando existe uma vitória, gosto de ver como eles chegaram até esse resultado e quais foram as estratégias. Na derrota, ver como o treinador consegue se sair em ambiente s de crise. Abel Ferreira em suas coletivas da aula, e aqui reuni alguns aprendizados com suas entrevistas.

1-) Fazer o melhor que conseguimos, com aquilo que nós possuímos


Muitas pessoas gostam de reclamar, não importa qual seja o contexto. Muitos recamam porque não possuem oportunidades, enquanto outros falam que não alcançam os seus objetivos por não terem as ferramentas necessárias ou até mesmo uma equipe qualificada. Abel Ferreira nos mostrou que seu pensamento é diferente. Ele nunca prometeu títulos, mas sim que o time jogaria com muita vontade, dando o seu melhor em cada partida. O pensamento então é sempre entregar o seu melhor, trazer a sua melhor versão a tona, para assim ter resultados. S você da o seu melhor, mesmo que perca, terá o sentimento de que deu o seu máximo.

2-) Não ficar satisfeito, sempre temos oportunidades para melhorar


A maior tentação de alguém que vence uma vez é começar a procrastinar, achando que já chegou ao seu máximo e já fez tudo o que era esperado. Chegar no topo não é o mais difícil, pois o difícil mesmo é conseguir se manter no topo. Abel luta para manter o seu time motivado a cada nova temporada, traçando novos objetivos e levando cada jogador a ter metas individuais para entregar durante o ano. Abel diz que sempre é possível melhorar, que todo os dias temos algo em que podemos evoluir e nos tornarmos melhores.

3-) Bons jogadores fazem outros jogadores melhores


Um só atleta não traz vitória para o time. Abel Ferreira gosta de colocar o seu foco no bem do time, sem se importar com individualidades. Um jogador pode encantar em algumas partidas, mas apenas um time ganha campeonatos. O treinador palmeirense busca levar o jogador a pensar na equipe, e leva até mesmo jogadores a mudarem de posição pelo bem do conjunto. Ele gosta de frisar que bons jogadores ajudam os outros time a jogarem melhor também. O time não pode ser apenas uma sinfonia, mas precisa ser uma orquestra.

4) Um partida é dividida em fases


Algo que cresceu bastante nos últimos anos foi a profissão de analista de futebol. Falam de esquemas táticos, forma de jogo e maneira de imprimar jogadas. Abel Ferreira é um estudioso do futebol, e em uma de suas coletivas disse que uma partida de futebol é dividida em fases dentro dos noventa minutos. Dentro de uma partida de futebol acontece muita coisa, e o treinador precisa ficar atento com o que fazer em cada momento. Assim é a nossa vida, pois muitas coisas podem acontecer em uma temporada. O fracasso ou a dificuldade não definem a temporada, os problemas fazem parte do ano, mas os bons ventos e a primavera sempre retornam.

5-) Os três componentes para a vitória


Uma vitória não acontece do nada, é preciso entender alguns componentes para o time consiga ter um bom resultado. Abel disse por várias vezes nas suas coletivas que existem três componentes para isso. Primeiro é preciso estar bem mentalmente, ou seja, com a cabeça boa para conseguir tomar as melhores decisões. É importante também estar bem fisicamente. Muitos relaxam na vida e ficam gordos e sem nenhum hábito de exercício, o que é ruim. Por fim é necessário estar bem tecnicamente, ou seja, precisamos ser especialistas naquilo que fazemos, já que é necessário uma entrega por bons resultados, e eles só vem quando sabemos fazer o que se pede.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense