Torneio Rio-São Paulo 1951

O ano de 1951 foi muito bom para o Palmeiras, sendo a temporada onde foi conquistado o torneio Mundial em pleno Maracanã contra a Juventus da Itália. Mas não foi apenas troféu internacional a conquista palmeirense nesse ano, pois a nível regional o time conquistou o Torneio Rio-São Paulo, que como sabemos, coloca os times de ambos os Estados para se enfrentarem. Apesar de ter havido outras edições desse campeonato, houve uma parada e na década de cinquenta que ele voltou a ser realizado regularmente. Oito equipes participaram, sendo quatro equipes de São Paulo e quatro equipes do Rio de Janeiro.


Pelo lado dos paulistas participaram o Palmeiras, Corinthians, Portuguesa e São Paulo, enquanto pelo lado dos cariocas os clubes participantes foram Vasco, Flamengo, Bangu e América. Os oito clubes jogaram em turno único o modelo de pontos corridos, onde a equipe que fizesse mais pontos se sagraria campeã. Dois times acabaram empatados com o mesmo número de pontos, o Palmeiras e Corinthians, dois grandes rivais, contabilizando dez pontos cada um. Com isso foi necessário dois jogos extras para que fosse definido o campeão. Durante a campanha o Palmeiras venceu uma partida por 7 a 1 contra o Flamengo, um verdadeiro chocolate contra o rubro negro. Jogando fora de casa o Palmeiras também goleou o Vasco, derrotando o cruzmaltino por 4 a 1. Contra os rivais paulistas o clube alviverde venceu o primeiro jogo contra o São Paulo por 2 a 0, mas perdeu para o Corinthians por 3 a 0, que fez com que os dois rivais viessem a empatar no número de pontos, precisando de dois jogos a mais para finalizar o torneio. 

Em seu elenco o tive verde tinha ótimos nomes, como o artilheiro Jair Rosa Pinto no ataque e o goleiro Oberdan garantindo boas defesas. Um dos artilheiros do Rio-São Paulo foi o atacante Aquiles, que terminou a jornada com nove gols marcados. A primeira partida da final foi jogado no Pacaembu. Pelos palmeirenses marcaram gols Liminha, Aquiles e um gol contra corintiano. Enquanto do lado adversário os gol saíram dos pés de Baltazar e Jackson. A segunda partida também foi no Pacaembu mas dessa vez o clube mandante era o Corinthians. O Palmeiras não deu chances ao adversário, partindo para cima com tudo, conseguindo vencer o jogo pelo placar de 3 a 0, com gols de Aquiles e de Jair Rosa Pinto, que balançou as redes por duas vezes. Sendo assim com a vitória, o Palmeiras conseguiu o bi campeonato do Torneio Rio-São Paulo, começando a temporada muito bem, já levantando um troféu de campeão. Uma das equipes que mais deu trabalho no campeonato foi o Bangu, mas no final teve uma campanha ruim, deixando os dois clubes paulistas nas primeiras colocações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O efeito Endrick na reta final do Brasileirão

Palmeiras X Boca Juniors- Semi final Libertadores da América 2023

5 influencers da Mídia palestrina