Minha experiência com o rebaixamento do Palmeiras em 2002

Cresci assistindo futebol e vendo diversas partidas. Apesar de palmeirense sempre gostei de ver todos os jogos que passassem na televisão. Com a bagunça no campeonato brasileiro, era difícil saber quem seria rebaixado para a segunda divisão no torneio nacional, e quando algum clube grande era rebaixado, acontecia a conhecida "virada de mesa", que fazia com que a equipe não jogasse a série B, mas permanecesse na primeira divisão, fazendo o campeonato ficar inchado. Pois bem, em 2002 eu tive a primeira experiência de rebaixamento com o Palmeiras, algo inédito para um clube de São Paulo, que acabou gerando para mim um ano de muito aborrecimento se tratando de futebol.


Quando começou aquele campeonato brasileiro jamais esperava que um rebaixamento estava a vista e poderia acontecer. O time era bom, tínhamos o goleiro campeão do mundo Marcos e Luxemburgo no comando do time. Além disso os outros nomes que estavam no elenco eram bons, como por exemplo o já consagrados Arce e Zinho e o habilidoso Nenê. O campeonato tinha um turno único de jogos, onde os oito principais clubes se classificavam para a fase de mata-mata. Não foi um ano fácil, as coisas não andavam e o Palmeiras não vencia, ficando sempre naquele discurso de que o campeonato era longo e haveria tempo de recuperação. Pois bem, não deu tempo e cada partida era uma angustia. Enquanto isso na escola tínhamos o habito de sempre falarmos sobre futebol de segunda e quinta feira, com o intuito de discutir e brincar com os amigos a respeito do adversário. Naquele ano o alvo das principais piadas era eu, e a cada rodada que passava ficava mais perto da zoeira final do ano, o rebaixamento do meu time de coração. Foi então que tudo culminou na última partida contra o Vitória, com o Palmeiras tendo que jogar fora de casa e precisando de uma vitória.

Aquele jogo contra o Vitória ainda esta em minha memória. Não por conta dos gols em si, mas por causa da emoção causada, pois foi tudo muito intenso. O Palmeiras começou perdendo, empatou, mas por fim perdeu por 4 a 3. Inacreditável, o Palmeiras era rebaixado para a segunda divisão, e causava assim uma dor ainda não experimentada por seus torcedores. A minha esperança era que houvesse a tal virada e mesa, tão usada nos anos noventa por times como o Fluminense. Esse procedimento nunca veio a acontecer o clube viria sim a jogar a segunda divisão em 2003. Mas ainda faltava o pior, a ida para a escola na segunda feira. Assim que cheguei já pude ver os meus colegas prontos para a zoeira e foi assim por todo aquele dia. Na hora do intervalo das aulas o pessoal me deixou sentado sozinho, pois agora era de segunda divisão. A brincadeira e exposição ainda seguiu em 2003, já que não me davam mais o direito de falar sobre futebol, pois meu time agora era da série B. Além disso, as partidas do Palmeiras eram em dias diferentes da série A, causando ainda mais brincadeiras para o meu lado. Esses dois anos não foram fáceis para os torcedores palmeirenses. Deixo esse relato aqui para lembrar dos dias difíceis que passei torcendo para o Palmeiras, e hoje poder desfrutar do belo momento que vivemos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O efeito Endrick na reta final do Brasileirão

Palmeiras X Boca Juniors- Semi final Libertadores da América 2023

5 influencers da Mídia palestrina