Taça Brasil 1967

No ano de 1967 houve dois torneios nacionais no Brasil, e o Palmeiras venceu os dois campeonatos, em um ano onde a equipe palestrina mostrou superioridade sobre os adversários. Sendo organizado pela CBD, a Taça Brasil reunia os campeões estaduais de cada estado em jogos eliminatórios em mata-mata, onde o vencedor avançava para a próxima partida. O Palmeiras havia sido campeão paulista em 1966 e assim garantiu uma vaga direta para a semi final da Taça Brasil de 1967, precisando de quatro jogos para ser o campeão nacional dessa edição. Muitos podem dizer que é estranho um time ganhar dois campeonatos brasileiros no mesmo ano, mas foi assim naquele ano e o Palmeiras venceu os dois troféus.


O clube alviverde tinha um elenco muito bom, que foi considerado como a primeira Academia, contando com jogadores como Dudu, Ademir da Guia, Tupãzinho e Cesar Maluco. A jornada para conquistar o troféu não foi fácil, com a primeira partida eliminatória sendo contra o Grêmio, que era pentacampeão gaúcho naqueles anos. Na primeira partida sendo realizada no estádio Olímpico, o Grêmio venceu por 2 a 1, com gols de Alcino e Joãozinho, enquanto o gol palmeirense foi um gol contra do zagueiro gremista. No jogo de volta no Pacaembu o Palmeiras precisava vencer e a vitória veio de forma primorosa, com ótima atuação do Cesar Maluco, que marcou um dos gols. Os outros dois jogadores que balançaram as redes foram Ferrari e Tupãzinho, enquanto Joãozinho diminuiu. Com 17 mil pessoas lotando o estádio a equipe palestrina comandada por Mario Travaglini garantia assim a vaga na final da Taça Brasil.

A final do campeonato foi em três partidas contra a forte equipe nordestina do Náutico, que já havia eliminado o Palmeiras na edição de 1966. Era a chance de uma revanche, apesar de que o Náutico vivia uma das melhores fases da sua história, tendo eliminado o Cruzeiro de Dirceu na semi final. Em uma partida excelente, o Palmeiras venceu o primeiro jogo na Ilha do Retiro por 3 a 1 de virada. Nino abriu o placar para os nordestinos, mas a virada palmeirense aconteceu com Cesar Maluco de cabeça, Zequinha chutando de fora da área e Lula aproveitado rebote do goleiro. Na partida de volta no Pacaembu bastava apenas um empate para o Palmeiras garantir o título, mas o Náutico foi valente e conseguiu vencer mesmo jogando fora de casa. Os palestrinos perderam muitos gols e o Náutico marcou duas vezes com Ladeira e Nino. Por fim Tupãzinho diminuiu e foi necessário uma partida extra, agora no Maracanã. Com uma chuva fortíssima e sendo quatro dias após o natal, apenas 16 mil pessoas comparecem ao estádio do Maraca, mas o Palmeiras atacava sem parar e abriu o placar em chute de Ademir da Guia. Cesar Maluco fez o segundo, mas perdeu diversos gols durante o jogo. Mesmo com as arquibancadas tendo mais torcedores do Náutico, os palmeirense faturaram o troféu e deram a volta olímpica no Maracanã como campeões nacionais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O efeito Endrick na reta final do Brasileirão

Palmeiras X Boca Juniors- Semi final Libertadores da América 2023

5 influencers da Mídia palestrina